terça-feira, 6 de agosto de 2024

Gaspacho de tomate amarelo com açafrão

Verão é sinónimo de férias. E foi numas férias pela Andaluzia que passei a gostar de sopas frias ou, melhor, de gaspachos. As viagens têm o poder de nos transformar.

E se as férias forem por casa, podemos viajar através de leituras - este Verão já vos mostrei as viagens que fiz através dos livros - A Escola Culinária de Paris, Um Chá em Tóquio e, agora, Os Segredos da Pequena Taverna Grega.

E para onde me levaram estes últimos livros que li?

Paris, é sempre, um destino a que quero voltar, pelos museus e monumentos, pelos mercados, pelos queijos, pelos doces, pelo glamour e inspiração de tanta coisa ligada à comida. Se já tinha uma ideia interessante de Tóquio, com o livro de Julie Caplin ainda mais apaixonada fiquei. Ver as cerejeiras em flor, assistir a uma cerimónia de chá, experimentar sushi, ramen ou tempura, em locais tradicionais no Japão, deve ser algo muito especial. E claro, a Grécia. Mais um destino que tenho na minha lista de viagens. Ao ler o livro Os Segredos da Pequena Taverna Grega só me lembro das imagens lindas dos casarios brancos a contrastar com o azul intenso do céu e do mar, que pululam pela Internet.

Os locais para onde viajamos deixam-nos, sempre, um pouco mais felizes, pelas paisagens, pelas experiências e pela comida. Se não vamos, pelos livros, imaginamos e pela comida experiênciamos. Deixo-vos, hoje, a receita de um gaspacho, para que possam também viajar pelos sabores que outras paragens nos podem oferecer. Boas viagens!

Gaspacho de tomate amarelo com açafrão

Ingredientes para 6 pessoas:
1 kg de tomate amarelo
1 pimento amarelo
1 dente de alho
50 g de cebola roxa
180 g de pepino
80 g de pão
1 colher de chá de açafrão da Índia
60 ml de azeite
45 ml de vinagre de maçã
Sal e pimenta-preta q.b.
2,5 dl de água

Ingredientes para servir:
Azeite q.b.
Folhas de manjericão q.b.


1. Retirar as sementes ao tomate. Limpar o pimento. Tirar a pele ao pepino.

2. Colocar num liquidificador o tomate, o pimento e o pepino cortados em pedaços. Acrescentar a cebola, cortada grosseiramente, o pão e o açafrão.

3. Temperar com sal, pimenta. Regar com o azeite e o vinagre. Triturar.

4. Acrescentar a água aos poucos e ir triturando até obter a consistência desejada. Se necessário adicionar mais água. Retificar os temperos.

5. Guardar no frigorífico até ao momento de servir.

6. Regar com um fio de azeite e decorar com folhas de manjericão.

Sem comentários :