quarta-feira, 18 de junho de 2008

Os livros e a Feira do Livro de Lisboa ...

Este ano fui várias vezes à Feira do Livro. Conto pelo menos umas quatro vezes. Assisti à palestra sobre Alimentação Mediterrânica proferida pela nutrucionista Ana Leonor Perdigão e fiz umas comprinhas, como não poderia deixar de ser.

A leitura para mim é um vício. Tenho que andar sempre a ler um livro. Às vezes até mais do que um. Desde que tenho o Cinco Quartos de Laranja que procuro saber mais sobre cozinha, sobre técnicas de confeccção, sobre cozinheiros, sobre alimentos, etc. Sinto que me preocupo em saber mais sobre alimentação em geral.

Até há sensivelmente dois anos atrás a minha biblioteca gastronómica resumia-se a alguns livros, muitas revistas, centenas de folhetos, recortes de jornais e de revistas com receitas e dicas. Agora preocupo-me em saber os livros que saem sobre este tema, ler algumas referências, ler sobre história e tradições culinárias, ler romances em que a cozinha esteja presente e um sem fim de coisas. Na foto estão as minhas aquisições feitas na Feira do Livro.


O livro Sabores da Toscana já estava na minha lista desde o ano passado, tem umas fotos e receitas muito interessantes. Algumas tenho que colocar brevemente em prática.

O Cozinheiro dos Reis é um livro sobre a vida de Antonin Carême. Fiquei ainda mais interessada em ler este livro, quando soube que já foi adaptado para teatro duas vezes e que o seu autor, Ian Kelly, foi o apresentador de um documentário feito a partir do livro. O próprio Ian Kelly me parece um personagem curioso.

Palavra Puxa Receita de Maria Lourdes Modesto, foi uma aquisição pelo meu gosto pela autora. É uma referência para nós portugueses no que toca ao mundo da cozinha. Na minha biblioteca ainda falta um livro desta grande autora que considero essencial: Cozinha Tradicional Portuguesa.

Para uma História da Alimentação de Lisboa e seu termo
de Alfredo Saramago é outro dos livros que passou da lista do ano passado para este. Alfredo Saramago, que nos deixou no dia 25 de Maio deste ano, foi um grande historiador e gastrónomo.

Cozinha Indo-Portuguesa, receitas da bisavó foi um livro que me ficou debaixo de olho desde que o meu amigo Nuno Vaz fez cá em casa Xacuti de Galinha e trouxe este livro para descobrirmos um pouco mais da cozinha indo-portuguesa.

Quando li, em Junho de 2007, este post no Mangia Che Te Fa Bene fiquei com uma vontade imensa de ler o livro Sopa de Romã de Marsha Mehran. Procurei, mas pelo que parece não está traduzido entre nós. Mas a curiosidade de descobrir a autora ficou. Vou ter agora a oportunidade de ler Café Babilónia. Para além de uma boa história ainda vou descobrir um pouco da gastronomia persa.

À Mesa com a nossa Selecção dos chefes Hélio Loureiro e Luís Salvador foi um presente do meu amigo Pedro. Quem sabe se, na quinta-feira, ainda escolho alguma das receitas apresentadas para ir petiscando durante o jogo Portugal-Alemanha.

Cozinha Confidencial de Anthony Bourdain porque simplesmente tinha que ser. Há já algum tempo que sabia que havia uma tradução em português, mas andava fugida das livrarias. Na Feira do Livro foi a oportunidade.

Por este ano as compras, na Feira do Livro, ficaram feitas. Para o ano, se tudo correr bem, há mais!

6 comentários :

Anónimo disse...

Desses, li apenas o do Bourdain. Acabei-o há pouco. Li o original, o Kitchen Confidential. É mania, sempre que consigo prefiro ler os originais. É muito interessante e dá-nos uma nova perspectiva sobre o mundo dos restaurantes, dos chefs e dos bastidores. É bem engraçado, sem ser propriamente fundamental ou uma obra-prima.

Cá em casa tenho ainda o "Sopa de Romã", também no original, mas ainda não o li.

Depois conta que tal são os outros! Pode ser que o entusiasmo se pegue ;) Como tu também tenho de estar sempre a ler e ultimamente ando a ler muito mais sobre este tema :)

Beijoca *
Mariana

risonha disse...

eu sempre que vou a feiras de livros perco-me, gasto sempre um dinheirão.... lol
fizeste umas boas aquisições

Mónica Pinto disse...

Graças a este blog já descobri alguns livros com referências gastronómicas que me agradaram bastante. Obrigada pela partilha literária. Além das boas receitas e lindas fotos, sei que aqui tambem posso encontrar boas sugestões de leitura.
Beijinhos

Isabel (pipoka) disse...

Este ano como estive fora de Lisboa durante quase 2 semanas enquanto decorria a feira, só lá fui 2 vezes e um bocado a correr. Portanto não deu para fazer grandes investigações e descobertas. Acabei por comprar uns livros que já sabia que queria...mas também sabe bem, não é?

bjs

Cristina disse...

Obrigado pelas dicas. Fiquei particularmente interessada no "Cozinheiro dos Reis", a ver se procuro por isso...

As "azáfamas" maternais impedem-me de ir à Feira do Livro já há 2 anos... Para o ano não falha!!!

Anónimo disse...

Belas sugestões!

Livros sobre culinária são sempre uma boa aquisição! ;)