domingo, 27 de julho de 2008

Ontem foi sábado ...

... e para quem me conhece e visita este espaço, sabe que é o dia em que vou à praça. O sábado é o dia escolhido porque tenho mais tempo para arrumar o que compro e trago quase sempre peixe fresco para o almoço.

O sábado é o dia dos grelhados no quintal. Coloca-se carvão no grelhador. Espera-se pacientemente e deixa-se fazer brasas. Põe-se a mesa e os chapéus de sol também no quintal. Serve-se vinho verde bem fresco. E depois de uma grande almoçarada fica-se um pouco na ronha entre a leitura do jornal Expresso e uma soneca na espreguiçadeira.

Este sábado não fugiu à rotina. De manhã fui comprar peixe (sardinhas para não variar) e passei pela banca do senhor José. O senhor José é um velhote muito simpático onde eu me costumo abastecer de frutas e legumes na praça. Aconselha-me, dá-me a provar algumas das frutas que tem à venda e que considera muito boas. Confio no que ele me aconselha, porque na realidade é sempre bom.


No almoço deste sábado tivemos para acompanhar a sardinhada uma salada com pimentos. Antes de assarmos as sardinhas, colocámos no grelhador os pimentos com as brasas bem vivas. À medida que a pele dos pimentos vai sendo queimada, fica mesmo preta, são virados, de modo a que fiquem assados por igual. Depois de assados foram colocados dentro de um saco de plástico. Fechou-se a boca ao saco e estiveram assim um bocado a suar. Depois tirou-se-lhes a pele debaixo da torneira da água a correr (não é preciso abrir a torneira toda, basta um fio de água, pois ajuda a tirar a pele). Abriram-se ao meio e tirou-se-lhes as sementes. Foram cortados em tiras e adicionados aos restantes ingredientes da salada.


Já há algum tempo que conhecia este truque do saco mas nunca tinha experimentado. A pele sai muito mais facilmente.

Este foi o último almoço de sardinhada no quintal. Os chapéus foram fechados. A mesa e o grelhador já estão arrumados. As férias estão quase a chegar ... Talvez em Setembro haja mais.

4 comentários :

Miguel Carola disse...

Gostei muito deste blog vou "linkalo" para passar por aqui mais vezes....

claudia disse...

Não sabia o truque do saco para os pimentos!

ameixa seca disse...

Não sabia essa do saco... Hei-de experimentar. Tenho uma paixão por pimentos assados ;)

Valeria disse...

Seu cantinho é muito aconchegante e bem feito.Já está linkado ....porque sempre espero anciosamente novas postagens .Acho interessante porque pra nós os pimentos são pimentões.....E pra vocês pimentões tem algum significado??
Uma das minha melhores lembranças de infância .....sardinhas na brasa(como vocês diriam??)
Um beijo e boa semana