quinta-feira, 31 de maio de 2012

Quando a satisfação tem por nome Piri Piri


Piripíri é o nome de uma malagueta pequena e vermelhinha mas com picante suficiente para nos deixar a boca em fogo e os olhos a pedir socorro. Piri Piri é também o nome da steak house situada no exterior do Sheranton Algarve & Pine Cliffs Resort, e onde a qualidade do que ali se serve leva-nos a querer voltar, uma e outra vez.

Num fim-de-tarde, de um dos dias que passámos no Sheraton Algarve & Pine Cliffs Resort, com uma ligeira brisa fresca a lembrar que o Verão ainda não chegou, eu e o Ricardo fomos jantar ao Piri Piri, mesmo junto à entrada do resort. O restaurante tem uma sala ampla no interior onde podemos encontrar um carrinho de madeira com produtos e molhos picantes em exposição. Nos dias quentes, o melhor é ficar na esplanada e aproveitar cada momento do Verão.

O Sr. Fraga, responsável pelo restaurante recebeu-nos de braços abertos e, habituado a receber bem, tratou de nos encaminhar na descoberta dos pratos de carne e outros bons petiscos que a casa serve.

A nossa degustação começou com o couvert, cenouras temperadas com alho e salsa e um queijo de cabra. De seguida foi-nos servido um gaspacho com pão estaladiço, salpicado de salsa, flor de sal e azeite. Fresquinho, foi uma excelente maneira de nos prepararmos para o que se iria seguir.

Começámos por provar as saladas frias e para a mesa veio salada de bacalhau com grão e salada de polvo. Estas saladas são pontos altos da nossa gastronomia. A combinação dos ingredientes é fabulosa e assim frescas, são de comer e chorar por mais.

Para a mesa veio também bolinhos de sapateira que ainda estavam morninhos e não podiam esperar, tâmaras com bacon que já não comia há uns bons anos e que adoro, camarão com alho e piripíri e amêijoas, mesmo a pedir que se molhe o pão no molho.


Depois passámos para as carnes. E a nossa mesa encheu-se de frango com piripíri, prato que deu o nome à casa, Angus rib eye, lombo de vitela Donald Russel e costeletas de borrego da Nova Zelândia, estas últimas servidas com mostarda em grão. Como acompanhamento para as carnes provámos puré de batata com trufa que estava excelente e que fiquei com vontade de reproduzir, batatas gratinadas, batatas, assadas e ratatouille. A acompanhar a carne vieram também vários molhos desde chimichurri, béarnaise, molho holandês, entre outros. Alguns dos molhos tinham a marca picante da casa.

A carne servida é suculenta, tenra e com uma ligeira doçura que nos leva a viajar por campos verdes com animais felizes a pastar, e que quase esboçam um sorriso a cada dentada na erva fresca. É essa felicidade que nos querem transmitir quando se deixam sacrificar para nosso deleite e produzem esta carne maravilhosa.

As carnes ali servidas vêm da Argentina e outras partes da América do Sul, Escócia e Austrália. Desta última, vem a carne Wagyu, em que as vacas recebem um tratamento de luxo, ouvem música clássica e bebem cerveja. A produção desta carne é inspirada na carne Kobe do Japão, mas como o Japão não exporta, os australianos tomaram a iniciativa. A carne portuguesa, restringe-se ao frango. Por enquanto, os produtores nacionais - foi nos dito - ainda não conseguem manter os mesmo níveis de alta qualidade ao longo do ano.


O vinho escolhido para acompanhar a nossa refeição foi uma garrafa de vinho tinto Castelo D'Alba reserva, que foi uma boa surpresa.

Para sobremesa, deliciámo-nos com uma mousse de chocolate e crème brûlée. Assim, que a minha colher partiu a camada de açúcar caramelizado do creme queimado, foi inevitável, surgiu-me a memória do rosto satisfeito e feliz de Amélie Poulain sempre que se preparava para comer esta sobremesa. Quem me visse, de certeza que descobria, em mim, o mesmo ar de felicidade e contentamento que Amélie esboçava.

Com as sobremesas, provámos um licor de chocolate e piripíri, produção da casa.

Esta foi uma refeição magnífica, em que a carne servida era de excelente qualidade e chegava à mesa suculenta e deliciosa. Ao serviço, tenho apenas palavras de elogio a proferir. Simpático, disponível e sempre preocupado com o cliente.

E foi assim, com a alma cheia que nos despedimos do Sr. Fraga, com a promessa de voltar.

13 comentários :

Unknown disse...

Fiquei com muita fome depois de ler tantos detalhes! rs. Adoro esse filme, fofo demais!
Acompanho sempre o seu blog, venha também conhece o meu espaço!!!
Bjos
Mel

Diana disse...

Olá!!

Conforme você mesma disse"...que refeição magnífica!!" Sem palavras!!rsrsr.Quanto ao filme " Amelie Poulain"...adorei! Já assisti duas vezes e ainda não parei por aí!! Bjs,Dy.

Fashionista disse...

que bom aspecto! Os olhos também comem!

Tatiana disse...

Uau =) perfect!

Rosa Santos disse...

Olá Isabel!
Fiquei fascinada com o seu blog.. é bem merecedora do prémio que lhe foi atribuído. Tenho que voltar, mas com mais tempo. Beijinhos.

Notas Soltas e Coisas Doces disse...

"O fabuloso destino de Amélie Poulain" é um dos meus filmes favoritos e, tal como tu, também tenho bem presente a cena da preparação para a degustação do "crème brûlée".

Mas, o que me ficou na retina e no pensamento deste teu excelente post (estão cada vez melhores, devo dizer), foi o licor de chocolate e piri-piri. Fiquei com vontade de o provar. :-)

Acho que encontraste a mudança para este ano. :-D

Beijinhos.

Anónimo disse...

O post é tudo de bom.. ele é de muito bom gosto e a comida é de primeira. Gostei também de uma coisa: como fizestes para colocar a gatget "as mais vistas de sempre" em miniatura de imagens e links embutidos.. adorei e fiquei com inveja.. rsrs como fizeste?

Anónimo disse...

Já fomos a esse restaurant eu e a minha filha adorámos a mistura do molho bearnaise com a batata gratinada, as carnes parecem manteiga de tenras que são, eles têm cá com cada piri-piri! Ui-Ui cuidado!

Laranjinha disse...

Olá Paula,

nem imaginas a alegria que o teu comentário me deu.
Obrigada por todo o apoio.

Um beijo grande para ti.

Laranjinha disse...

Fashionista,

muito obrigada.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Tatiana,

muito obrigada.

Um beijinho.

Anónimo disse...

Assim que puder fazer um intervalo na agenda....avanço, tal como combinámos.

Anónimo disse...

Excelente artigo, só faltou o nome do chefe de cozinha!