terça-feira, 17 de julho de 2012

Sopa fria de ervilhas com hortelã


Questiono-me, algumas vezes, sobre o que caracteriza o Cinco Quartos de Laranja? Um dos traços da personalidade deste blogue são as viagens, outro os restaurantes, e para além destes as receitas práticas, o uso de legumes e frutas frescas, principalmente da época. Por exemplo, a quantidade de receitas que faço quando chega a época das courgettes é impressionante, também costumo ir dando sugestões de como se podem usar muitos outros produtos da estação. Mas por outro lado, sei que este blogue procura sempre fazer coisas diferentes - este ano comecei a fazer entrevistas - cada receita tem um toque especial e que procura fugir da rotina do dia-a-dia. A cozinha é, para mim, sem dúvida uma fuga para a criatividade.

Uma das coisas que gostaria que este blogue reflectisse é a paixão de uma alma inquieta pelas coisas boas da vida, e que ajude a quem por cá passa a construir sonhos, a sorrir e a levar pedacinhos de boa disposição. Ao escrever estas palavras lembrei-me da seguinte passagem de Alfredo Saramago: «Ao que quer ser quando for grande? - Continuo a dizer: estar numa esquina do mundo a conhecer pessoas. Ao - de que é que gosta mais? - Só sei responder: de surpresas.» Acho esta passagem de Alfredo Saramago deliciosa. Só quando se vive apaixonado pela vida é que se consegue responder assim.

E para vos ajudar a encontrar inspiração em cada dia que passa, a encontrar a felicidade nos pequenos gestos e nos sorrisos com os outros, deixo-vos uma sopa fria, deliciosa para ajudar a combater o calor que nestes dias já se faz sentir. Este creme acompanha o apontamento sobre sopas que escrevi para o Bla Bla Blog da IKEA. Passem por lá.

Sopa fria de ervilhas com hortelã


Ingredientes:
500g de ervilhas
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
115g de alho-francês sem rama cortado
50g de manteiga
sal
1L de água quente
10 folhas de hortelã frescas
folhas ou raminhos de hortelã para servir


1. Numa panela, refogar na manteiga a cebola, o alho e o alho-francês.

2. Acrescentar a água e temperar com sal. Assim que levantar fervura, juntar as ervilhas e deixar cozinhar.

3. Assim que as ervilhas estiverem cozidas, retirar do lume, juntar as folhas de hortelã e reduzir a puré com a ajuda de uma varinha mágica.

4. Deixar arrefecer a sopa e colocar no frigorífico.

5. Servir bem fria, em copos, com um raminho de hortelã.


Se acharem que a sopa fica muito grossa podem juntar mais água. A mistura das ervilhas com a hortelã é uma combinação de sucesso e assim, numa sopa fria resulta de forma fabulosa.

Boas sopas!

8 comentários :

Miminhos da Mito disse...

Olá

Que sopa , com um aspecto delicioso .
Gostei

Bjs

Candy Love disse...

Óptima apresentação! ;)

saboracasa disse...

Bem fresquinha ...

A Delicodoce disse...

Concordo com tudo o que dizes, mas acrescento algo mais, ou seja para mim o que caracteriza o teu blogue é acima de tudo a Qualidade!!!
Parabéns e o desejo de uma ótima semana.
Bj.

São Ribeiro disse...

O MEU FILHO IA ADORAR ESSA SOPA...ESTA COM UMA COR LINDA.
BJ

Maria João disse...

Acabei de te ver na SIC e não resisti a vir logo tirar esta receita. De certeza que é deliciosa, e tambem é perfeita para estes dias de calor. Obrigada!

Unknown disse...

O que é reduzir a purê com a varinha mágica? Como fazer?

Unknown disse...

9 anos depois de publicada experimentei esta sopa, é absolutamente deliciosa, de chorar por mais (apetece ir ao frigorífico a meio do dia e rapar uma colherada). parabéns e obrigada