sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Tâmaras com bacon e queijo no forno


Estamos a cada dia que passa mais perto do Natal. Nas nossas casas monta-se a árvore de Natal, enfeita-se a lareira, pendura-se na porta de entrada uma coroa alusiva a esta época festiva. Fazem-se listas de presentes. Corre-se e anda-se muitas vezes de um lado para o outro. Aceitam-se convites para almoços e jantares de Natal e parece que o tempo nunca chega.

Todos nós temos vidas agitadas. Pensar nos presentes. Ir às compras. Ficar à espera em filas para pagar. Muitas das vezes nem encontramos aquilo que se idealizou e rapidamente esta época de alegria, de partilha e confraternização se transforma em momentos de ansiedade. Entra-se numa verdadeira agitação e acabamos por não apreciar a magia desta quadra festiva. O Natal deve ser vivido sem angústias ou stress. É esta uma das mensagens da campanha O Natal é para Todos do Lidl que me desafiou a apresentar ideias práticas que ajudem os leitores do Cinco Quartos de Laranja a preparar o Natal com alegria.

A magia do Natal está nas pessoas com quem partilhamos esta época. O mais importante desta quadra festiva é podermos estar com aqueles de quem mais gostamos, é reunir a família. É poder rir, falar, agradecer e criar memórias com aqueles que realmente importam. É matarmos saudades dos tios que durante o ano vemos tão pouco. Falarmos com os primos que vivem longe. Abraçar os nossos pais ou avós.

Um dos segredos para terem um Natal dedicado ao que realmente importa é planear. Escolham os presentes com antecedência ou façam-nos em família. Não deixem as compras para a última da hora. Para a ceia ou para o almoço de Natal não precisam de passar horas na cozinha. Dividam tarefas. Peçam ajuda. Envolvam a família. Se passarmos o dia a cozinhar, a pensar no que está feito e no que falta fazer, não vamos conseguir no final desfrutar desta festa bonita. Para isso, um dos segredos é simplificar. Podemos preparar refeições cheias de sabor e que todos vão gostar sem estar muito tempo de volta da cozinha.

Passem pelo Lidl que tenham mais perto de casa. De certo que vão encontrar uma enorme variedade de produtos que vos irão ajudar a preparar o Natal. Encontrarão diferentes tipos de queijos, patés, enchidos, mariscos congelados ou já pré-preparados, uma grande oferta de salgadinhos prontos a confeccionar, massas italianas, misturas para risoto, conservas de peixe, compotas, chocolates ou trufas para servir com o café e muitas deliciosas sugestões para as sobremesas. Produtos variados para um Natal ao gosto de cada um.

A tradição do Natal passa, geralmente, pelo bacalhau e pelo peru. Muitas das vezes não se sabe é o que fazer para petiscar antes da refeição sem perder muito tempo. Para as entradas da mesa de Natal, sugiro que prepararem uma tábua de queijos com tostas, frutos secos, uma taça com compota e uvas frescas. Podem optar por uma tábua de enchidos. Coloquem na mesa uns patés. Uma salada de folhas verdes temperada com azeite e vinagre balsâmico. Da cozinha podem trazer, para as entradas, umas tâmaras Medjool com bacon e queijo. Morninhas, que maravilha! São sempre um verdadeiro sucesso. Toda a gente gosta. Assim, sem esforço e num abrir e fechar de olhos têm uma mesa composta, cheia de coisas boas e ainda sobra tempo para o que realmente importa. Poderem desfrutar dos momentos mágicos que são as reuniões de família no Natal. O Natal é para todos, vamos simplificar e vivê-lo com alegria!


Tâmaras com bacon e queijo no forno

Ingredientes para 8 pessoas:
250 g tâmaras Medjool
75 g de queijo de cabra curado de Seia
200 g de toucinho fumado fatiado (bacon)


1. Abrir as tâmaras ao meio, sem as separar, e retirar o caroço.

2. Cortar o queijo em pequenos palitos, com aproximadamente o tamanho das tâmaras.

3. Rechear as tâmaras com o queijo.

4. Cortar as fatias de bacon, mais ou menos a meio, de modo a conseguir enrolar as tâmaras.

5. Enrolar as tâmaras no bacon. Prender com a ajuda de um palito.

6. Dispor as tâmaras num tabuleiro. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC. Deixar alourar durante 8 minutos e depois virar as tâmaras. Deixar cozinhar mais 6 a 7 minutos.

7. Ao retirar as tâmaras do forno, colocar em papel absorvente. Servir morno.


O Natal é uma forma de trazermos felicidade uns aos outros. Aproveitem o tempo passado em família!

Sem comentários :