quarta-feira, 7 de junho de 2017

O workshop Vamos Fazer Pão em Lisboa foi assim


Parece quase magia. É apenas um instante. Misturamos água, farinha, sal e fermento. E depois tudo começa a acontecer. Fazer pão é uma verdadeira alegria. E quando juntamos um grupo de pessoas que já fazem pão ou que querem começar a fazer, é mesmo uma verdadeira festa. E foi isso que aconteceu no workshop Vamos Fazer Pão? que teve lugar, cá em Lisboa, escola de cake design IstoFaz-se.

Nos meus workshops amassa-se à mão. Toda a gente coloca as mãos na massa. Quando percebemos a consistência das massas, quando as conseguimos domar de acordo com a nossa vontade, fazer pão torna-se ainda mais divertido.


Depois da massa levedar, voltamos a juntar-nos e enrolámos os nossos pães. Neste workshop fizemos pão de duas maneiras. Usando um método directo e recorrendo a pré-fermentos, poolish e biga. Fizemos pão com diferentes taxas de hidratação, para no final podermos avaliar as diferenças. Preparámos também pão doce, que sabe sempre tão bem! E cozemos os nossos pães no tabuleiro do forno e em tachos de ferro fundido, sempre com o intuito de ajudar quem quer fazer bom pão em casa.

No final, colocámos manteiga na mesa, cortámos enchidos e abrimos diferentes compotas, que acompanharam de forma gulosa os pães quentinhos que preparámos. Antes de nos despedirmos, ainda houve tempo para um brinde às coisas boas da vida e ao prazer de fazer pão bom.


No próximo dia 18 de Junho, das 10h30 às 13h30, vamos ter um novo workshop, desta vez, dedicado a Receitas Frescas para o Verão. Vamos preparar muitas coisas boas! Quem me faz companhia?

Quem aceita o desafio?

Inscrições e mais informações:
escola@istofaz-se.pt   218 078 640

Sem comentários :