quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Cuscuz de couve-flor com queijo feta e amêndoa


Cá em casa, procuramos fazer uma alimentação variada mas em que os legumes são, muitas vezes, a base para vários pratos ou acompanhamentos. Hoje em dia, fala-se muito em alimentação, alimentação saudável, super alimentos, mas para mim, a base de uma alimentação equilibrada está no consumo de legumes. Muitos de preferência!

A comida é sempre uma questão de sabor e é fundamental que nos saiba bem. Por vezes, temos que aprender a confeccionar os legumes de forma diferente do que estamos habituados. Cá em casa, gostamos muito de couve-flor. Se for cozida, resulta bem para acompanhar uma carne com o respectivo molho ou um caril de peixe, por exemplo. Mas a verdade, é que nos cansamos em termos de sabor da couve-flor quando é só cozida em água e sal. Por isso usamo-la, muitas vezes, assada no forno com azeite, alho, açafrão da Índia e por vezes sementes de cominhos. Come-se até sem vontade. Fica muito saborosa!

Quando se tenta fazer uma alimentação com muitos legumes acabamos por procurar maneiras diferentes de os cozinhar. A minha máxima, em termos de alimentação saudável, é variar. Não comermos sempre a mesma coisa e nem da mesma maneira. É importante abrirmos o nosso palato a novas aventuras em termos de sabor e textura. Aprende-se a gostar. O palato educa-se desde que nascemos. A couve-flor é um legume muito versátil e trago-vos, hoje, uma receita em que ela faz toda a diferença no prato.


Cuscuz de couve-flor com queijo feta e amêndoa

Ingredientes para 4 pessoas:
500 g de floretes de couve-flor
30 ml de azeite
2 dentes de alho
400 g de tomate cereja (amarelo e vermelho)
80 g de azeitonas pretas (galegas)
1 cebola roxa picada
70 g de rúcula
200 g de queijo feta
25 g de amêndoa tostada laminada

Ingredientes para o vinagrete:
60 ml de azeite
20 ml de vinagre
1 colher de chá de mostarda em grão à antiga
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Colocar os floretes de couve-flor num robot de cozinha e triturar até obter a consistência do cuscuz.

2. Levar ao lume um frigideira com o azeite e os dentes de alho picados. Deixar frigir um pouco e adicionar o cuscuz de couve-flor. Cozinhar um pouco, como se estivesse a saltear, mexendo. Reservar.

3. Colocar numa taça o tomate cereja cortado ao meio, as azeitonas, a cebola, a rúcula, o queijo feta cortado em cubos e o cuscuz de couve-flor.

4. Preparar o vinagrete. Numa taça emulsionar o azeite com o vinagre, a mostarda, o sal e a pimenta a gosto.

5. Regar a salada com o vinagrete. Mexer. Polvilhar com a amêndoa laminada e servir.

4 comentários :

Unknown disse...

Adorei esta forma de dar uma nova cara à couve flor. Cá por casa, também gostamos imenso deste legume. Mas tal como tu dizes, acaba por cansar, comer sempre só cozida de água e sal. Também fiquei curiosa com a sugestão que nos deixas-te em cozinhá-la no forno. beijinhos

https://saboresdoninho.blogspot.pt/

Mary - Strawberrycandy disse...

Que rica e deliciosa sugestão!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

guida disse...

Deve ser muito boa esta salada e fresca!!!!! Tenho de experimentar!!!! Beijinhos!!!!!

Laranjinha disse...

Guida,
resula tão bem.
Um beijinho.