quinta-feira, 22 de julho de 2021

Jardineira de pota

Termos algumas pré-preparações, feitas para as refeições da semana, é meio caminho andado para diminuirmos a ansiedade de estarmos, sempre, a pensar sobre o que iremos preparar para a família. Uma das coisas que passou a fazer parte das minhas pré-preparações, nas últimas semanas, é pota cozida.

Cozo-a em água com cebola, depois divido em doses e congelo em caixas. Assim, quando quero preparar uma refeição, ter a pota já cozida facilita-me imenso a vida na cozinha. Um destes dias, para uma refeição, cá em casa, decidi dar destino a uma caixa de pota cozida e preparei uma jardineira. Soube-nos tão bem!

Jardineira de pota

Ingredientes para 4 pessoas:
600 g de tentáculos de pota cozidos
50 ml de azeite
1 cebola
3 dentes de alho
1 folha de louro
150 ml de vinho branco
600 ml de água (ou água de cozer a pota)
400 g de tomate pelado
50 g de chouriço
2 cenouras
800 g de batatas
500 g de ervilhas
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Levar o azeite ao lume. Adicionar a cebola e a folha de louro. Depois de frigir um pouco, juntar os dentes de alho picados.

2. Juntar a cenoura cortada às rodelas, o tomate pelado picado, o vinho branco e 200 ml de água. Tapar e deixar cozinhar em lume médio durante cerca de 20 minutos ou até as cenouras estarem cozidas.

3. Acrescentar a restante água e adicionar as batatas cortadas em cubos e o chouriço cortado às rodelas. Deixar cozinhar até as batatas estarem macias. Temperar com sal e pimenta.

4. Adicionar a pota cortada em pedaços e as ervilhas. Deixar cozinhar um pouco em lume brando para apurar. Se necessário rectificar os temperos.

2 comentários :

Maria disse...

Confesso ... nao sou amante de pota.... pode ser que venha a experimentar.... quem sabe.
Obrigado pela partilha
bj

" R y k @ r d o " disse...

Aspeto delicioso. Deixou-me a salivar...
.
Poéticos cumprimentos
Cuide-se
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.