sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Bolo de bolacha

Comecei, ontem, a ler o livro Mamma, Reflections On The Food That Makes Us de Mina Holland. É um livro que comprei logo a seguir a ter lido O Atlas Gastronómico. Adoro livros de cozinha, mas gosto, ainda mais, de livros de cozinha com histórias e viagens. A cozinha não é uma ciência exacta, os sentimentos, os momentos, marcam a nossa relação com a comida de uma maneira fabulosa. E é disso que Mina Holland começa por falar na introdução do livro e, eu identifiquei-me tanto com o que ela refere. Acho que se lerem irão também identificar-se e perceber o que quero dizer.

As receitas são mais do que meras instruções para fazer determinado prato. Fazem parte da nossa autobiografia, do nosso passado e presente, da nossa vida. A nossa relação com a comida começa em casa, com as nossas mães, avós, tias, com a nossa família.

Estes laços com a comida acompanham-nos para sempre. Mesmo que possamos adaptar, modificar, ou, até mesmo, alterar o modo de prepararmos as receitas. Por isso, acho tão importante sentarmos-nos, todos, à mesa, no momento das refeições. Por isso, é precioso chamarmos os mais novos para a cozinha e deixá-los participar na preparação da comida.

Muitos são os pratos que fazem parte dos sabores da memória de todos nós. Os pratos do dia-a-dia, os pratos dos dias de festa, os pratos que se faziam nos dias de aniversário. Para além dos pratos, há também os doces. E um dos bolos que marcou a minha infância e, provavelmente de muitas pessoas da minha geração, foi o bolo de bolacha, com as bolachas embebidas em café e um guloso creme de manteiga. Era sempre um sucesso! Toda a gente queria comer uma fatia de bolo de bolacha com o café, no final da refeição, ou ao lanche. Na minha casa, ainda hoje é assim!

Bolo de bolacha

Ingredientes para 10 pessoas:
250 g de manteiga
250 g de açúcar em pó
2 colheres de sopa de café açúcarado frio (facultativo)
2 gemas
400 g de bolacha Maria
250 ml de café açúcarado para demolhar as bolachas
4 a 5 bolachas Maria raladas para decorar



1. Bater a manteiga durante 5 minutos.

2. Juntar o açúcar em pó e duas colheres de sopa de café. Bater durante 5 minutos.

3. Adicionar as gemas e bater por mais 5 minutos até obter um creme uniforme e sedoso.

4. Num prato de servir, dispor camadas alternadas de bolachas, previamente demolhadas em café, e creme de manteiga, sendo que a última camada deve ser de creme.

5. Polvilhar com a bolacha ralada, para decorar. Guardar no frigorífico até ao momento de servir.

Para esta receita, a manteiga não deve estar gelada. Costumo usar manteiga sem sal, acho o sabor mais suave para usar em sobremesas e bolos.

5 comentários :

" R y k @ r d o " disse...

Adoro bolo de bolacha. Este aqui mostrado tem um aspeto delicioso
.
Feliz fim de semana … cumprimentos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Anónimo disse...

Vou fazer para o fim de semana 😍

Anónimo disse...

Boa tarde! Adoro bolo de bolacha ❤ a manteiga que usa é com ou sem sal? Tem alguma marca de preferência?
Obrigada

Laranjinha disse...

Olá boa tarde,
costumo usar em bolos e outras sobremesas manteiga sem sal. Acho que o sabor é mais sauve, menos intenso a manteiga.
Em termos de marcas, é uma questão de preferência.

Anónimo disse...

Esse é um bolo que faz parte da minha Família e das boas memórias que guardei,ao partilha-lo é sempre com amor e boas lembranças que o faço a única diferença na minha receita é que não ponho bolacha ralada por cima mas sim umas belas amêndoas laminadas e tostadinhas que conferem a este bolo outro nível de sabor! Mas obrigada pela partilha um destes dias tenho de voltar a fazê-lo! Beijinhos