quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Quinoa com legumes salteados

Durante as férias de Verão, fui mostrando alguns dos almoços em família. Numa das vezes, apresentei uma carne de porco estufada que servimos com salada e quinoa com legumes salteados. Na altura, tive vários pedidos para partilhar a receita da quinoa.

Depois do regresso às rotinas, uma das primeiras receitas que fiz na rubrica, Em Directo da Minha Cozinha, ao domingo de manhã, no Instagram do Cinco Quatos de Laranja, foi a quinoa com legumes salteados. A quinoa é um ingrediente que procuro ter sempre em casa. É uma execelente alternativa ao arroz ou à massa.

A quinoa com legumes salteados pode ser servida como acompanhamento ou, como prato principal. Para prato principal, podem acrescentar queijo feta e mistura de sementes, podem acrescentar atum, frango desfiado ou sobras de salmão assado. Escolham o que gostarem e divirtam-se!

Quinoa com legumes salteados

Ingredientes para 4 pessoas:
200 g de quinoa branca
3 colheres de sopa de azeite
1 cenoura
3 dentes de alho picados
1 cabeça de brócolos (floretes)
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Cozer a quinoa em água e sal, seguindo as indicações da embalagem. Depois de cozida, escorrer e colocar num tabuleiro para arrefecer.

2. Cortar a cenoura em cubinhos. Cortar os floretes do brócolo.

3. Levar o azeite numa frigideira ao lume. Assim que estiver quente colocar a cenoura e deixar frigir um pouco. Acrescentar o alho e os floretes de brócolos. Temperar com sal e pimenta.

4. Deixar cozinhar até os brócolos estarem macios mas crocantes. Retirar do lume. Acrescentar a quinoa. Mexer e servir.

2 comentários :

" R y k @ r d o " disse...

Aspeto delicioso e super apetitoso
.
Um dia feliz … cumprimentos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Bella disse...

Hum tenho de experimentar esta receita :) Deliciosa com certeza! Bjs