quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Almôndegas, húmus e quinoa com legumes salteados

Uma das melhores maneiras de fazermos uma alimentação saudável, é cozinhando a nossa comida. É escolhendo os ingredientes que queremos usar, os métodos de confecção e fazendo opções em relação ao tipo de gorduras. Mas, como conseguir comer, em casa, de forma equilibrada? Quando se chega a casa, depois de um dia de trabalho, a vontade de cozinhar é na grande maioria das vezes reduzida. Mas pior do que a falta de vontade para cozinhar, é nem saber o que fazer. Para deixarem de andar sempre preocupados com as refeições da família, comecem a planear. Escolham fazer algumas pré-preparações ou bases alimentares que vos facilitem a vida.

Sempre que partilho as minhas pré-preparações para as refeições da semana, recebo muitas perguntas sobre o que é que eu faço com o que preparo previamente. Um destes dias, fiz almôndegas, húmus e quinoa com legumes salteados. As almôndegas podem ser servidas com molho de tomate e esparguete. O húmus, uso para saladas e sandes. A quinoa com legumes salteados pode ser um acompanhamento ou se acrescentarmos ovo cozido e queijo feta, temos uma salada deliciosa. As conjugações são aquelas que fizerem sentido para vocês. Um destes dias, para o almoço, juntei estes ingredientes e fiz um prato que foi um sucesso. Espero que gostem também e que se inspirem.

Almôndegas, húmus e quinoa com legumes salteados

Ingredientes para 4 pessoas:
16 almôndegas de carne picada com quinoa
200 g de húmus
Quinoa com legumes salteados q.b.

Ingredientes para o molho vinagrete:
40 ml de azeite
10 ml de vinagre de vinho
1 colher de café de mostarda em grão à antiga
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Dispor o húmus num prato ou travessa de servir, acrescentar as almôndegas, previamente aquecidas e a quinoa com legumes salteados.

2. Numa taça misturar os ingredentes do molho.

3. Regar o prato com o molho vinagrete e servir.

1 comentário :

- R y k @ r d o - disse...

Aspeto fascinante, delicioso e super apetitoso.
.
Cumprimentos poéticos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.