quarta-feira, 17 de julho de 2024

Sopa fria de pepino e caju

Adoro sopas. Para mim, durante anos, sopa era quente. Reconfortante, ideal para começar uma refeição. Sempre que me falavam em sopas frias, torcia um pouco o nariz. A não ser que fosse gaspacho, tanto o alentejano como o dos nuestros hermanos. Mas tudo na vida se transforma. E, na mudaça, há sempre um caminho.

Passei a olhar para as sopas frias com outro interesse, depois de umas férias na Andaluzia, há uns anos. Para iniciar a refeição, o meu marido escolhia uma sopa fria e eu escolhia outra coisa qualquer, que não ficou na memória. Antes de inciarmos a refeição, incentivava-me a provar a sopa e, não é que eu passei a gostar e a olhar para as sopas frias com outro entusiasmo! Hoje em dia, nos meus workshops, quando alguém me diz que não gosta de isto ou daquilo, digo, sempre, pelo menos provem! As circuntâncias mudam e o nosso palato também se altera. E por vezes, temos boas surpresas.

Hoje em dia, no Verão, aqui por casa, já se fazem sopas frias. Um destes dias, para dar destino a pepinos que vieram da horta, fiz uma deliciosa e refrescante sopa fria. Espero que gostem!
Sopa fria de pepino e caju

Ingredientes para 6 pessoas:
3 pepinos médios
150 g de caju cru
1 dente de alho
1 cebolinha
60 ml de azeite
3 colheres de sopa de vinagre de maçã
500 ml de água
Sal

Ingredientes para servir:
Azeite q.b.
Pimenta-preta q.b.


1. Colocar o caju em água. Deixar a demolhar durante pelo menos 1 hora.

2. Colocar num liquidificador o pepino, descascado, sem sementes e cortado em pedaços, o caju demolhado, o alho, a cebolinha cortada, o azeite, o vinagre e sal. Triturar.

3. Acrescentar a água aos poucos e continuar a triturar.

4. Verificar a consistência. Se for necessário, acrescentar mais um pouco de água. Retificar os temperos.

5. Guardar no frigorífico até ao momento de servir.

Sem comentários :