quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Salada de beterraba com queijo feta, laranja e romã e os filmes de 2011


As publicações desta semana procuram fazer um breve balanço do ano que está quase a terminar. Comecei por falar das histórias e já falei dos livros e das leituras. Outra coisa que caracteriza a minha vida e obviamente o Cinco Quartos de Laranja, são os filmes e as séries. Não vou falar de tudo o que vejo ou que procuro acompanhar. Aqui, procuro sim, falar de filmes em que o tema seja a comida, de forma explícita ou que me sirvam de inspiração para fazer alguma receita. Os filmes que marcaram o ano de 2011, em termos gastronómicos foram:

- Manhãs Gloriosas - o filme levou-me a fazer uma frittata;

- Sob o sol da Toscana - Itália e a maravilhosa comida da região da Toscana;

- Love's Kitchen - depois de ver o filme, nunca mais me saiu da cabeça, a ideia de fazer um trifle.

- The Ramen Girl - ramen uma sopa tradicional japonesa cujo segredo está no caldo. Como tudo na cozinha, deve ser feito com o coração. A experimentar.

- Toast - gostei de descobrir um bocadinho mais da vida de Nigel Slater.

- Food Matters - adorei este documentário. Durante alguns dias não falava de outra coisa, de tal maneira, que alguns dos meus amigos decidiram ver o filme também. O que comemos é fundamental para a nossa saúde. Preocupamo-nos com a qualidade da roupa que vestimos, com o que calçamos, mas questionamo-nos sobre a qualidade do que colocamos no prato? O documentário reforça a ideia que somos aquilo que comemos. Faz algumas críticas à indústria farmacêutica e transmite a ideia de que devemos comer muitos legumes, leguminosas, beber água e diminuir o consumo de carne. A nossa saúde depende disso.

- Kitchen Stories - uma história simpática entre dois homens. Um que chega para observar os hábitos e comportamento do outro na cozinha. Daqui nasce uma amizade, numa cozinha cheia de histórias. A vida de uma casa e das pessoas que a habitam passa pela cozinha.

A cozinha é o coração da casa, diz-nos a Nigella, e é também a alma das festas. E os finais de ano são sempre alturas de festa. Começando pela festa de Natal do local de trabalho, passando pelos encontros com amigas de longa data que fazemos questão de não passar o ano sem marcarmos um almoço nesta altura. É como se não quiséssemos virar uma página sem primeiro fazer uma espécie de despedida para depois começarmos em grande, novamente. Com tanta festa de mesas fartas, de vez em quando é importante fazer uma refeição mais leve, para tentar de alguma forma procurar o equilíbrio. Ontem, o meu jantar foi esta salada. Deliciosa.


Salada de beterraba com queijo feta, laranja e romã

Ingredientes:
2 laranjas
bagos de 1/2 romã
8 tomate cereja
1 beterraba média assada cortada
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de coentros frescos picados
2 colheres de sopa de nozes picadas grosseiramente
70g de queijo feta cortado em cubos
40g de rúcula ou mistura de folhas verdes
0,5 dl de azeite
sal & pimenta preta de moinho q.b.



1. Num recipiente colocar o alho picado e a beterraba. Mexer.

2. Descascar a laranja e cortar os supremos (os gomos limpos de peles). Reservar.

3. Numa taça ou em dois pratos colocar, a rúcula, a beterraba, os supremos de laranja, o tomate cereja cortado ao meio, o queijo feta, os coentros picados, os bagos de romã e as nozes. Temperar com sal e pimenta a gosto. Regar com azeite, mexer e servir.


Para assar a beterraba embrulhei-a em papel de alumínio. Coloquei o embrulho no forno pré-aquecido a 180ºC e deixei assar durante 40 minutos. Quem preferir, poderá usar beterraba cozida.

11 comentários :

Ana disse...

Adorei! Adorei a salada, gosto muito de beterraba e adorei a tua associação dos filmes às receitas.
Um feliz 2012!

Laranjinha disse...

Ana Cerneleanu,
muito obrigada. Esta salada fica muito agradável e é óptima para esta altura do ano.

Um beijinho e votos de um excelente ano de 2012.

frango do campo disse...

A salada deve ser magnífica mas os filmes não lhe devem ficar nada atrás. Já tinha apontado algumas sugestões de filmes e vou levar mais alguns porque juntar a comida e o cinema só dá bons resultados :) um beijo e um feliz 2012

Laranjinha disse...

Frango do Campo,
concordo. Juntar a comida e um bom filme é excelente.
Muito obrigada.

Um beijinho e bom ano de 2012.

Ramona Alina disse...

Mmm...facil e saboroso!um abraço:)

Sara Ramos disse...

Gostei bastante desta salada... cheia de ingredientes que prometem. Gostei também da tua lista de filmes, dos quais já escolhi uns quantos para ver... :)
Bom Ano Laranjinha, tudo de bom...

Ondina Maria disse...

Concordo que por este dias é necessário uma pausa nas mesas fartas. Ontem o nosso jantar foi uma bela sopa, bem simples, pão, queijos que ainda restam do Natal e que é preciso terminar, e fruta. Tudo bem acompanhado por um chá quentinho soube-nos pela vida!

Alguns dos filmes que viste este ano estão na minha lista de filmes para 2012. Porque este ano que passou não vi nem li aquilo que queria, pelo que a lista de um ano entra na do ano seguinte, fazendo uma lista interminável e super dinâmica!

Diogo Marques disse...

Que bela saladinha!! Depois de tanto doce e comida pesada caia que nem ginga :)

Diana disse...

Salada bonita. Uma ótima apresentação
bjos

Ameixinha disse...

Tenho uma barra de queijo feta no frigorífico e uma romã na fruteira. Infelizmente fui proibida de comer queijo e ele continua à espera mas vou usá-lo em breve, porque o prazo de validade começa a apertar :)

Margarida disse...

Minha querida, os teus posts são sempre inspiradores e fazem-me sempre lembrar dos livros que tenho em espera na estante.. O tempo não estica.. Espero que 2012 seja um ano cheio de boas realizações para vós. Um grande beijinho e tudo de (muito) bom!