segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Os workshops Vamos Cozinhar com Quinoa foram assim ...


No final do mês de Novembro realizei dois workshops no espaço Samsung Chef's Experience no Mercado da Ribeira, em Lisboa, com o tema Vamos Cozinhar com Quinoa. A Samsung ofereceu aos leitores do Cinco Quartos de Laranja vários convites para participarem nestas experiências culinárias e tivemos nos dois dias casa cheia. Este contacto com os leitores é sempre muito gratificante e especial!

Estes workshops funcionam em jeito de refeição e começaram com uns canapés de requeijão com sementes de sésamo, abóbora assada com tomilho, alcaparras e agrião. Uma entrada leve, fresca mas cheia de sabor. Eu gosto particularmente da combinação do requeijão com o doce ligeiramente caramelizado da abóbora e com os aromas intensos e surpreendentes das alcaparras.


O prato principal foi espetadas de frango temperadas com ras el hanout, uma mistura de especiarias perfumada, exótica, que nos fez viajar pelas cozinhas do norte de África. Para acompanhar as espetadas preparámos uma salada de quinoa vermelha, que antes de ser cozida foi ligeiramente tostada. Para além da quinoa juntámos à nossa salada batata-doce de polpa laranja, tomate, chalotas e salsa. Aqui, todos os participantes cozinharam e fomos simultaneamente fazendo as mesmas tarefas para no final conseguirmos ter o prato finalizado ao mesmo tempo.


A quinoa é oriunda da região dos Andes, de países como Peru, Bolívia, Equador, Chile e Colômbia. É rica em aminoácidos, cálcio, fósforo, ferro e zinco, não contem glúten. É muito nutritiva e adapta-se facilmente a solos pobres e suporta condições climatéricas como geadas ou secas. Foi um grão muito importante na alimentação das civilizações pré-colombianas. Para os Incas era considerada a "mãe de todos os grãos" ou "o grão de ouro". O imperador Inca iniciava o cultivo desta semente usando ferramentas de ouro maciço. O ritual prosseguia depois da colheita. A quinoa era guardada em potes de ouro e oferecida ao Deus Sol.

Existem mais de três mil variedades de quinoa e encontram-se sementes de cores variadas como branca, vermelha, preta, amarelo e violeta. Hoje em dia encontramos facilmente quinoa à venda em hipermercados ou em lojas de produtos biológicos. E depois de alguns dos participantes cozinharem pela primeira vez quinoa e de esclarecer algumas dúvidas sobre este pseudo-cereal passámos à parte doce do workshop. Para sobremesa servimos em espírito de Natal rabanadas com açúcar e canela, um dos doces típicos da quadra que, na altura, já se fazia sentir no ar.

E como vem sendo hábito nos meus workshops, no final ainda houve tempo para uma foto de grupo para mais tarde recordamos estes momentos únicos à volta da mesa.


No próximo sábado, dia 27 de Fevereiro de 2016, às 18h30, regresso ao espaço Samsung Chef's Experience, em Lisboa, para mais uma experiência culinária, desta vez para comemorar os 10 anos do Cinco Quartos de Laranja. Quem se quiser juntar à festa deverá proceder à sua inscrição. Há vários convites duplos à vossa espera. Vai ser uma festa muito especial!

3 comentários :

Maria disse...

Olha que lindos!.....

Laranjinha disse...

Maria,
foi uma experiência muito especial, não foi?
Um beijinho.

Suzana Parreira disse...

Foi tão divertido, Isabel! Uma bela forma de partilhar experiências, saberes e a mesa com um grupo muito bem disposto. :)

Uma beijoca*