quinta-feira, 6 de junho de 2019

Creme de couve-flor com feijão branco


Como sabem, procuro comer e variar os legumes às refeições. Procuro incluir vegetais em quase todas as minhas refeições, até nos pequenos-almoços. E por que motivo devemos comer o maior número possível de vegetais diferentes?

Michael Pollan, no livro Em Defesa da Comida, refere que devemos comer sobretudo vegetais, especialmente folhas. E devemos variar, por que todos contêm antioxidantes diferentes e ajudam o organismo a eliminar diferentes tipos de toxinas.

Eliana Liotta, refere em A Revolução Smart Food, que « (...) metade do almoço e do jantar devem ser constituídos por produtos hortícolas (...). Ricos em água e fibra, os vegetais saciam, travam a absorção de açúcares e de gorduras e têm um valor calórico baixo, sem falar das substâncias benéficas que contêm, desde os fitocompostos às vitaminas. (...) O ideal será variar o mais possível, de forma a assegurar a ingestão de todo o tipo de nutrientes. É necessário comportar-se como uma grande horta e ir colhendo um pouco daquilo que produz. Poderá ser prático recorrer a uma estratégia que ponha em evidência as cores: o branco da couve-flor, o vermelho dos tomates, o verde das curgetes, o amarelo e laranja das nêsperas e das cenouras, o azul e o roxo dos figos e beringelas. »

Podemos misturar as cores dos legumes, em muitos pratos, mas principalmente nas saladas e nas sopas. Deixo-vos, hoje, uma sopa branca. A sopa é uma excelente maneira de ingerirmos mais legumes, mas também é importante irmos variando as sopas que comemos!


Creme de couve-flor com feijão branco

Ingredientes para 6 pessoas:
1 kg de couve-flor
2 cebolas
1,5 l de água ou caldo de legumes
500 g de feijão branco cozido
50 ml de azeite
Sal q.b.
150 g de bacon cortado tiras finas


1. Levar uma panela ao lume com a água, sal, as cebolas e a couve-flor cortadas em pedaços.

2. Assim que os legumes estiverem cozidos, adicionar o feijão branco. Deixar ferver um a dois minutos e triturar. Retirar do lume. Juntar o azeite e mexer.

3. Levar o bacon numa frigideira ao lume e deixar frigir até ficar crocante.

4. Servir o creme de couve-flor com o bacon.

2 comentários :

Mary - Strawberrycandy disse...

Uma sugestão deliciosa certamente!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

Laranjinha disse...

Obrigada, Mary.
Adoro sopas e também é importante irmos variando as nossas sopas.