Desde que comecei a partilhar os meus pequenos-almoços no Instagram do Cinco Quartos de Laranja, que me perguntam como faço o pudim de chia.
O pudim de chia é uma mistura de sementes de chia com um líquido, normalmente leite. As sementes de chia têm a capacidade de se expandir. Depois de misturados, as sementes, em contacto com o líquido, formam uma espécie de gel.
Gosto de usar o pudim de chia nos meus pequenos-almoços. Sirvo-o muitas vezes com iogurte, fruta fresca, coco ralado, e manteiga de amendoim. Confesso, que a primeira vez que comi não me seduziu. Mas depois, aprendi a gostar e hoje, quando faço, faço em quantidade para ir comendo ao longo da semana. O pudim de chia aguenta-se no frigorífico cerca de 4 a 5 dias. Pode também ser congelado.
Pudim de chia
Ingredientes:
250 ml de leite, leite de coco ou bebida vegetal
40 g de sementes de chia
1/2 colher de chá de mel
1 colher de café de pasta de baunilha
1. Colocar as sementes de chia no frasco e adicionar o leite. Mexer ou agitar o frasco.
2. Adicionar o mel e a baunilha. Mexer. Passados cerca de 10 minutos, voltar a mexer.
3. Guardar o frasco no frigorífico, de um dia para o outro.
4. Dividir por duas ou três taças. Servir o pudim com toppins a gosto.
Na receita coloco a proporção que costumo usar para estes pudins, 250 ml de líquido para 40 g de sementes de chia. Podem fazer mais ou menos. A proporção é para terem a ideia de como podem aumentar ou diminuir a quantidade.
4 comentários :
Mas consome os 40g num só dia? É que a dose diária recomendada não passa os 15/20g, pois pode causar problemas intestinais quando ingerida em excesso.
Olá,
não consumo num só dia. Uso o pudim como base para os pequenos almoços. Já percebi, o último ponto pode induzir em erro.
Obrigada.
Já fiz com água e também com suco de uva. Vou ver se o seu fica melhor. 👏😄
Olá,
sim, também hidrato com água. Com sumo é que ainda não experimentei.
Neste apontamento, mais do que a receita, procurei mostrar a proporção de sementes de chia e de líquido que uso para fazer os pudins.
Enviar um comentário