quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Frigorífico, o grande aliado das meal prep


Meal prep são uma forma de prepararmos antecipadamente as refeições da semana. Antes de irmos para a cozinha devemos saber quantas refeições iremos precisar de preparar e para quantas pessoas. De seguida, faz-se um inventário do que se tem no frigorífico, na despensa e congelador. Não precisamos de comprar, aquilo que já temos em casa, desde que seja suficiente para as necessidades que identificámos quando definimos o plano de refeições a preparar.

As pré-preparações são uma forma de pouparmos tempo na cozinha e de simplificarmos as nossas refeições. Existem várias maneiras de o fazer. Podemos escolher um dia e cozinhar durante 2 ou 3 horas, o que vamos comer durante a semana. Ou podemos ir cozinhando. O meu conselho é que façam por ingredientes, e que depois os conjuguem no momento de colocar as refeições na mesa. Dá-nos mais liberdade. Podemos utilizar o que cozinhámos em mais do que uma refeição.

Por exemplo, nas minhas pré-preparações semanais há quase sempre uma base de sopa e ovos cozidos. Os ovos posso usá-los nos pequenos-almoços, numa sandes para os lanches ou até servir, numa das refeições da semana, com a sopa. Costumo também estufar ou assar carne. Por exemplo, quando faço frango assado inteiro. Numa refeição sirvo-o com um acompanhamento, feito no momento ou das pré-preparações. Na outra, desfio-o e junto-o a uma salada ou a uma frittata. E, provavelmente, ainda consigo no dia seguinte levar uma sandes para o trabalho ou fazer uma quiche. As pré-preparações ajudam-nos a rentabilizar a nossa comida e permitem-nos perceber compramos mais do que aquilo que efectivamente consumimos.


Quando cozinhamos previamente as nossas refeições temos como grandes aliados o frigorífico e o congelador. É importante termos um frigorífico de confiança que consiga conservar a nossa comida de forma eficaz. Por isso, aceitei o desafio da Samsung Portugal para participar no projecto Samsung Meal Prep.

Este projecto consistiu na realização de quatro pequenos filmes. Assim que chegamos das compras é importante cuidarmos dos nossos alimentos, principalmente dos frescos. E este é o tema que abordamos no primeiro episódio, para além de apresentar algumas dicas sobre como podem conservar alguns ingredientes de forma a prolongar a sua frescura.



Pequenos-almoços foi o tema escolhido para o segundo vídeo. Esta, é para mim, uma das mais importantes refeições do dia e procurei apresentar sugestões de pequenos-almoços diferentes e muito apetecíveis para esta altura do ano. Sabe tão bem começar o dia com uma refeição que nos deixe com energia. Se incluirmos esta refeição nas nossas pré-preparações, torna-se ainda mais fácil fazer a primeira refeição do dia em casa.



As sopas fazem parte da parte das minhas pré-preparações. São uma excelente maneira de iniciarmos as refeições e de incluirmos mais legumes na nossa alimentação. No terceiro episódio, mostro como podemos variar as sopas da semana usando sempre a mesma base e mudando os toppings combinando os ingrediente que preparámos previamente.



Quando chegamos a casa tarde depois de um dia de trabalho e sem disposição para ir para a cozinha, ter comida feita, é uma ajuda preciosa. Como confeccionar um jantar rapidamente, é o tema do último filme do projecto. Mostro como conseguimos colocar uma refeição na mesa em cerca de 10 a 15 minutos, recorrendo às nossas pré-preparações.



Ao prepararmos comida em quantidade para a semana é importante sabermos que tipo de frigorífico temos e quais as suas características. O Side By Side da Samsung, para além de ser muito elegante, tem uma grande capacidade de armazenamento, possui um sistema de refrigeração independente e permite uma fácil organização. Por isso, aceitei o desafio da Samsung Portugal para participar no projecto Samsung Meal Prep com o frigorifico Side by Side.

Ao longo de dez semanas fui partilhando no Instagram do Cinco Quartos de Laranja as minhas pré-preparações da semana. Entre as várias ideias e sugestões que partilhei contam-se sopas, pão, gelatina, húmus, legumes assados, quinoa cozida, massa, carne assada, estufados, caris, entre muitas outras coisas que vos podem inspirar a fazer o mesmo.

Meal prep é um método que nos ajuda a simplificar as refeições e que nos permite rentabilizar o nosso tempo. Exige organização e a criação de algumas dinâmicas como planear as compras, cozinhar e conservar a comida preparada. E se tivermos um frigorífico que nos dê confiança, como o Side by Side da Samsung, perfeito! O frigorífico é o nosso grande aliado!

2 comentários :

Anónimo disse...

Gostaria de saber qual o tempo que as preparações aguentam no frigorífica. Quantos dia podemos guardar a comida sem correr o risco de se estragar. Obrigada.

Laranjinha disse...

Olá,
de uma maneira geral, a comida preparada, aguenta-se entre 3 a 4 dias no frigorífico.