quinta-feira, 5 de setembro de 2019

O workshop Receitas de Verão com Salmão da Noruega, foi assim


O salmão é um peixe tão versátil. Pode ser consumido de mil e uma maneiras, tanto em pratos quentes como em frios. Cru, frito, escalfado, cozido, marinado, grelhado, fumado, é um peixe que assim que chega à mesa faz sucesso. E foi isso que tivemos a oportunidade de verificar no workshop Receitas de Verão com Salmão da Noruega, que teve lugar cá, em Lisboa, no passado dia 24 de Agosto de 2019, da parte da manhã, patrocinado por Seafood from Norway.

Como podemos filetar um salmão em casa? - foi com esta pergunta que dei início ao workshop. Peguei num salmão inteiro, lindo, e demonstrei como se pode cortar e arranjar este peixe, recorrendo às facas que temos em casa. Quem gere orçamentos familiares, sabe que a poupança é uma preocupação e ao comprarmos um salmão inteiro, fresco, podemos em casa cortá-lo e aproveitá-lo desde a cabeça ao rabo. Para além disso, o preço do salmão fresco fica bem mais em conta do que comprarmos congelado, em postas ou lombos. O salmão da Noruega encontra-se à venda nos supermercados.

Os participantes do workshop foram divididos em grupos e toda a gente cozinhou. Quem cozinha nos meus workshops, depois em casa, ao reproduzirem as receitas, sei que irão fazer ainda melhor. Isso é tão gratificante.


Preparámos seis receitas com salmão. Começámos com uma pasta que servimos com tostas. Estamos habituados a fazer as pastas com salmão fumado, mas a verdade é que ficam igualmente boas com salmão cozido ou grelhado. Preparámos também um delicioso salmão à Brás, que faz sempre sucesso nos meus workshops. Um prato para a família, que toda a gente adora. Ao preparar esta receita expliquei também como podemos cozer ou melhor, escalfar o salmão. Apresentei esta receita, há uns tempos atrás, no programa A Praça da Alegria, depois de a ter feito no workshop Receitas Práticas com Salmão que teve lugar o ano passado.

Tomate recheado com uma mistura de quinoa, bulgur e salmão, foi outra das receitas que confeccionámos. O verão é a época do ano em que o tomate nos chega na sua plenitude de sabor, por isso, há que o aproveitar. Antes de rechearmos o tomate, expliquei como se deve cortar e qual o procedimento a ter para que liberte um pouco da sua água. Há pequenas dicas que fazem realmente diferença.


O verão traz-nos o prazer das comidas frescas e dos grelhados. Por isso, preparámos a grelha e fizemos umas tentadoras espetadas de salmão com abacaxi que servimos com um arroz de coco. O arroz de coco também surpreendeu. Fica tão bom!

Salmão à Bulhão Pato e salmão no forno com crosta de ervas, foram os outros pratos que preparámos.

Foi uma manhã feliz à volta de um peixe que cada vez mais nos conquista no prato. Cozinhar com salmão é muito fácil. Podemos confeccionar este peixe das maneiras mais diversas.

Um especial agradecimento à Seafood from Norway por esta oportunidade. Obrigada a todos os que participaram e que contribuíram para uma manhã de muitas partilhas.

Sem comentários :