quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

10 livros para oferecer no Natal


Contamos os dias para a chegada do Natal. As ruas cheias de luzes cintilantes, ajudam a tornar esta época ainda mais bonita. Adoro o Natal e procuro que a azáfama, à volta dos presentes, seja vivida com alguma tranquilidade. Gosto de ir comprando as lembranças, aos poucos e poucos e, tento ter tudo pronto uns dias antes da véspera de Natal.

Para quem anda à procura de sugestões de Natal, deixo-vos estas sugestões de livros de cozinha ou sobre comida.

10 livros para oferecer no Natal

- Comida de Tacho de Cátia Goarmon. Um livro delicioso da Tia Cátia, como é conhecida a apresentadora da 24 Kitchen do programa Os Segredos da Tia Cátia. Encontramos neste livro várias sugestões de comida reconfortante, para esta época do ano. Comida de tacho é sinónimo de comida para a família.

- Cozinha Vegetariana Rápida e Prática de Gabriela Oliveira. Uma das nossas maiores divulgadoras da cozinha vegetariana. Este já é o seu sexto livro de receitas. Nesta obra a autora apresenta-nos receitas práticas, descomplicadas, para o dia-a-dia.

- Amor às Fatias de chef Gilberto Costa. Um livro muito doce. Bolos de cortar à fatia que nos remetem para a infância e para a casa dos nossos avós.

- Doces do Ofício de Francisco Moreira. Este é o livro de receitas do programa com o mesmo nome na 24 Kitchen e apresentado pelo autor. Nesta obra, Francisco Moreira convida-nos a experimentar em casa 66 deliciosas receitas. As receitas encontram-se organizadas por temáticas, à imagem do que acontece, a cada no programa, tais como: Para Dividir, Com Café, Leve e Fresco, Para Cortar à Fatia, Chá das Cinco, Inspiração Asiática, Sobremesas em Copo, ...

- Um Bolo por Semana de Rita Nascimento. Um livro muito doce, imperdível para quem adora bolos. Para além das receitas - encontramos receitas de bolos base, bolos com fruta, bolos com frutos secos, bolos para festa, bolos com chocolate, com claras, com gemas e até bolos sem glúten e sem lactose - a autora dá-nos dicas sobre conservar os bolos, indica-nos algumas combinações clássicas que resultam sempre bem e até nos dá uma receita de um bolo para os nossos amigos de quatro patas, que "são parte da família" e como tal têm direito a bolo.

- Caldos, Preparados e Canjas de Louise L. Hay e Heather Dane. Um livro que é um elogio aos caldos e sopas. No livro, as autoras começam por explicar as vantagens do caldo de osso, assim como orientações para a preparação deste caldo. São dadas também indicações sobre a utilizações de ervas aromáticas e de especiarias. O livro tem também receitas.

- Queijaria do Chef, Guia de Queijos Portugueses de Diogo Rocha. Um livro para quem adora queijos. O queijo é um alimento versátil e rico, faz parte, tantas vezes, de muitos dos nossos petiscos, assim como de vários pratos. Em Portugal, temos uma interessante variedade de queijos que o chef Diogo Rocha nos mostra neste livro.

- Beauty Food de Maria Ahlgren. Na sinopse do livro é referido que: « A beleza não é questão de parecer; é questão de ser – e os cosméticos são dinheiro deitado à rua. Os segredos da verdadeira beleza estão na nutrição e na saúde, por isso, se não te alimentares corretamente e não cuidares de ti, não há base que te salve nem maquilhagem que te ajude ... Em Beauty Food vais encontrar receitas irresistíveis de snacks, smoothies, sobremesas, sopas, saladas e uma série de outras delícias, além de indicações nutricionais exaustivas, informação completa sobre super alimentos e planos de cuidado diário, que te vão ajudar a ter aquela beleza que irradia ... de dentro. »

- Vítor Sobral com os Azeites de Vítor Sobral. O azeite é um dos ingredientes privilegiados da nossa cozinha. Neste livro, o chef Vítor Sobral conduz-nos numa viagem saborosa ao maravilhoso mundo do azeite, desde a sua história, cultivo, a apanha, a extracção, os diferentes tipos de azeite que encontramos, cuidados na conservação e claro, várias receitas, desde saladas, sopas e caldos, peixes, mariscos, carnes, temperos e até sobremesas.

- À Mesa com os Filósofos de Normand Baillargeon. Um livro para quem gosta de comida e de filosofia. O autor apresenta-nos através de diálogos com filósofos temas da gastronomia, como por exemplo: Leve, adstringente ou encorpado?, O pecado da gula, Comer local ou o que é mundial?, entre outras, questões. Também tem receitas.

Os livros são sempre presentes tão bons!

Sem comentários :