terça-feira, 14 de abril de 2020

Sopa de trigo sarraceno com carne e cogumelos


Começamos a contar os dias. Olhamos pela janela e pensamos que queremos voltar à nossa normalidade. Ansiamos pela nossa antiga liberdade. Por podermos sonhar, trabalhar, termos as nossas rotinas e viver sem o peso de ficarmos doentes ou de contaminarmos amigos, familiares ou desconhecidos.

Queremos voltar à nossa normalidade. Juntarmos os amigos e a família, à volta da mesa. Planear as férias. Sentarmo-nos, com tempo, numa esplanada e olharmos quem passa, enquanto tomamos um café e trocamos dois dedos de conversa com o empregado sorridente. Queremos ir às compras. Escolher isto e aquilo. Demorarmo-nos aqui e ali.

Queremos viver sem filas, para ir ao supermercado. Queremos que os nossos filhos voltem à escola e sejam felizes. Queremos voltar ao nosso quotidiano, mas agora temos que ficar em casa.

As nossas casas são o nosso porto seguro, o nosso abrigo. Passaram também a ser o nosso escritório, o nosso ginásio, etc. Agora que estamos em casa, é tempo de olhar para o que temos à nossa volta e transformá-lo, adequá-lo às novas exigências. É importante termos um espaço de trabalho diferente de um de lazer. Escolham uma zona da casa, caso queiram ficar um pouco sozinhos, para tomar um café, em silêncio. Por vezes, também precisamos.

Agora, que estamos em casa, vamos destralhar de vez o closet. Dar a volta aos gagets de cozinha que nunca usámos. E as estantes da sala? Talvez consigamos arranjar espaço onde já não cabia mais nada!

Agora, que estamos em casa, vamos consumir de forma mais sistemática o que temos na despensa, congelador e frigorífico. Dar destino e cozinhar com o que temos em casa pode ser um desafio divertido. Aproveitem e cozinhem com mais legumes. Façam um bolo com um ingrediente que nunca tenham usado.

Para dar destino a umas sobras de carne cozida e de trigo sarraceno, que tinha cá em casa, decidi fazer uma sopa reconfortante. Daquelas, que só por si, podem constituir uma refeição. Agora, que estamos em casa, mais do que nunca, é tempo de rentabilizarmos a nossa comida.


Sopa de trigo sarraceno com carne e cogumelos

Ingredientes para 6 pessoas:
1 cebola picada
50 ml de azeite
2 dentes de alho picados
1 folha de louro
2 hastes de tomilho
400 g de tomate pelado picado
1 cenoura
1 talo de aipo
200 g de carne de vaca cozida (sobras)
1,5 L de caldo de legumes quente
125 g de trigo sarraceno
150 g de cogumelos fatiados
Sal q.b.


1. Levar uma panela ao lume com o azeite. Adicionar a cebola e deixar frigir um pouco.

2. Juntar os alhos picados, a cenoura e o aipo cortados em pequenos cubos. Deixar cozinhar um pouco.

3. Adicionar o tomate pelado, a folha de louro e o tomilho. Deixar refogar um pouco.

4. Juntar a carne cortada em cubos, o trigo sarraceno e o caldo. Temperar com sal a gosto.

5. Depois de começar a ferver deixar cozinhar cerca de 25 minutos, ou até o trigo estar cozido.

6. Adicionar os cogumelos e deixar acabar de cozer.

Sem comentários :