terça-feira, 17 de novembro de 2020

O que são chícharos?


O que são chícharos? - é a pergunta que muito me têm feito ultimamente.

O chícharo, Lathyrus Sativus, é uma leguminosa, de aspecto semelhante ao tremoço, mas com um aroma e textura a fazer lembrar o grão-de-bico. É uma planta leguminosa anual, que se adapta a terrenos calcários e a superfícies pedregosas, sem grandes regas, sendo por isso, de fácil cultivo. Em algumas regiões é conhecido por xíxaras, molas, chichirão, chicharão, embora, na designação oficial, surja identificado como chícharo, uma leguminosa rica em proteínas, hidratos de carbono e sais minerais.
 
De forma quadrangular, achatada, é semelhante ao tremoço e torna-se muito versátil na cozinha. Pode ser usado como alternativa a outras leguminosas. É excelente a absorver sabores, brilhando em pratos doces ou salgados. Antes de consumir, devemos demolhar, de preferência de um dia para o outro. Gosto de o cozer com uma tira de alga kombu, como faço com as outras leguminosas, pois ajuda a melhorar a sua digestão.

Pensa-se que teve origem na Península Balcânica, e hoje em dia é cultivado em várias partes do mundo. A Índia é actualmente o maior produtor de chícharo do mundo. Foi recurso alimentar, para as populações mais pobres, em Portugal, nas décadas de 30 e 40 do século passado, para além de ser comum na alimentação animal. Os chícharos, são uma das leguminosas típicas das serras de Sicó-Alvaiázere, produto que ajuda a caracterizar a identidade desta região.

Em Alvaiázere, realiza-se todos os anos, o Festival do Chícharo. Esta localidade é também conhecida como a Capital do Chícharo e em 2010 foi criada a Confraria do Chícharo. Este ano, em virtude das circunstâncias, o festival não terá lugar da forma tradicional, pelo que foi criada a iniciativa: Alvaiázere Sabe Bem, com o objectivo de dinamizar e promover esta tão nutritiva leguminosa assim como a gastronomia da região.

Neste momento estão a decorrer as votações. Os estabelecimentos aderentes são:
- Café do Mercado;
- Café O Cantinho;
- Casa Benfica de Alvaiázere;
- Casa Lagoa;
- Gelataria Os Pestinhas dos Cabaços;
- Pastelaria David;
- Pastelaria Doce Felicidade;
- Restaurante O Brás;
- Restaurante Os Grelhados.

Provem as receitas a concurso e façam as vossas votações.

Este ano, tenho o prazer de fazer parte dos elementos do júri, ao lado dos chefs Chakall, Ruben Pacheco Correia, Rui Marques do blogue A Pitada do Pai e Rui Ribeiro do blogue Faz e Come.

Participem!

5 comentários :

" R y k @ r d o " disse...

Bom dia: As coisas que aqui se aprendem . O meu elogio e agrado.
.
Um dia feliz
Saudações poéticas

Laranjinha disse...

Muito obrigada, Ryk@rdo.

Mary - Strawberrycandy disse...

Desconhecia,...
Passei para desejar uma semana feliz!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira

Laranjinha disse...

Obrigada, Mary.
Um beijinho.

Maria disse...

Parabens.....