sexta-feira, 30 de abril de 2021

Torradas com abacate e ovo mexido

Adoro fazer listas. Listas das tarefas domésticas da semana, listas de afazeres relacionados com a gestão da casa e do meu trabalho, listas para as compras no supermercado, listas de livros a comprar, listas de livros a ler, lista das pré-preparações das refeições da semana, lista de presentes de Natal, lista das roupas a levar para férias, entre outras listas de tarefas ou de actividades que quero realizar! As listas facilitam a nossa vida, libertam-nos de algumas preocupações e ajudan-nos a organizar o tempo. O nosso tempo.

Podemos fazer as listas na agenda, em papel ou, de forma virtual. Confesso que adoro o papel. Uso muito a minha agenda para fazer as listas e, caso passem, cá por casa, de certeza que vão encontrar post-its colocados, junto ao teclado do computador, por exemplo!

Dominique Loreau refere no seu livro A Arte das Listas que: « As listas são um suporte indispensável para organizar as tarefas do quotidiano e constituem também um dos meios mais acessíveis, mais divertidos e mais eficazes para se libertar interiormente. »

E para quem cozinha e realiza algumas das refeições em casa, não se esqueçam de incluir os pequenos-almoços nas vossas listas. Pensem como podem variar a primeira refeição do dia, façam uma lista de ingredientes e, depois da ida às compras, planeiem os vossos pequenos-almoços de forma nutritiva e feliz. Variar o que comemos logo de manhã, dá-nos uma energia renovada para começar o dia.

Cá em casa, gosto de ter ovos, pão, iogurte, aveia, frutas e abacate. Adoro abacate ao pequeno-almoço! E para quem quer variar o que come ao pequeno-almoço, deixo-vos, hoje, uma deliciosa sugestão.


Torradas com abacate e ovo mexido

Ingredientes para 1 pessoa:
2 fatias de pão
1/2 abacate
Sumo de limão
Pimenta-de-caiena q.b.
1 ovo L
1 colher de chá de manteiga
Sal q.b.
Sementes de girassol q.b.


1. Torrar as fatias de pão ligeiramente.

2. Levar a manteiga ao lume numa frigideira antiaderente. Assim que derreter colocar o ovo batido com uma pitada de sal. Mexer. Assim que estiver cozido, mas ainda húmido, retirar do lume.

3. Cortar o abacate em fatias e regar com sumo de limão.

4. Dispor as fatias de abacate em cima do pão. Temperar com uma pitada de sal.

5. Distribuir o ovo mexido pelas torradas. Polvilhar com um pouco de pimenta-de-caiena a gosto e por fim com as sementes de girassol. Servir.


Faço, muitas vezes, estas torradas para o meu pequeno-almoço. Por vezes, acrescento ainda um ou outro ingrediente para ir variando.

6 comentários :

" R y k @ r d o " disse...

Delicioso aspeto. Deixou-me a salivar de gulosice.
.
Abraço poético
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

UmaMaria disse...

Eu não gosto nada de abacate. Não há uma outra combinação para fazer, sem ser com o abacate?

Evi Erlinda disse...

It looks so tasty!
Make me hungry!

Kisses

Laranjinha disse...

Obrigada, Ryk@rdo.

Laranjinha disse...

UmaMaria,
pode usar húmus, queijo creme, queijo cottage, por exemplo.

Laranjinha disse...

Evi,
thank you.