terça-feira, 6 de abril de 2021

Perna de borrego assada no forno com alho e alecrim

Desde que me lembro que o almoço de Domingo de Páscoa, em casa dos meus pais, era cabrito ou borrego assado no forno. O entusiasmo com que vivíamos esta época deixou-me tão boas lembranças. Falávamos, tantas vezes, sobre o que iríamos comer. E para acompanhar? - perguntava-nos a minha mãe - batatas? Ou um arroz de miúdos? Sempre gostou de nos envolver nas escolhas da comida que fazia.

Outra das tradições, são as amêndoas. Sempre se compraram amêndoas para oferecer a toda a família. É um pacote para a tia, para o primo, para os avós, para os netos, para as namoradas dos netos, para a vizinha - dizia-me ela, tantas vezes, para ver se não se tinha esquecido de ninguém. Uns dias antes da Páscoa, quando falei com ela, por telefone, relembrou-me a quem este ano vamos oferecer amêndoas. Cabe-me, agora, a mim, ajudá-la nesta tarefa, que sei que a faz feliz. Páscoa é quando abrimos os nossos corações e partilhamos amor com aqueles que nos rodeiam.

A partir do início deste ano, os nossos almoços em família, voltaram a mudar. A vida segue o seu ritmo e, nós, temos que nos ajustar e reinventar. Daqueles que partem, ficam as memórias e a esperança que a dor se vá suavizando com o passar do tempo.

Mas nos momentos alusivos, podemos sempre sentarmo-nos, à mesa, e relembrar aqueles que nos ajudaram, de alguma maneira, a ser quem somos. Um brinde para ti, Pai! Este ano, voltámos a ter um assado de borrego no forno, com pouco molho, como tanto gostavas.


Perna de borrego assada no forno com alho e alecrim

Ingredientes para 6 pessoas:
1 perna de borrego (aproximadamente 1,850 kg)
125 ml de azeite
5 dentes de alho
1 haste de alecrim
2 hastes de tomilho
Sumo de 1 limão
500 g de batatas para assar
200 g de cenouras baby
6 chalotas ou cebolinhas para assar
1 cabeça de alhos
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Num almofariz esmagar os dentes de alho com o sal. Adicionar as folhas de alecrim picadas, as folhas de tomilho, pimenta e 50 ml de azeite. Mexer.

2. Barrar a perna de borrego com a pasta de alho e azeite. Regar com o sumo de limão.

3. No tabuleiro de forno, em volta da perna de borrego, dispor as batatas, as cenouras, as chalotas e a cabeça de alhos cortada ao meio. Temperar com sal a gosto.

4. Regar com o restante azeite. Tapar o tabuleiro com papel de alumínio.

5. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos. Retirar o papel de alumínio e deixar assar durante mais cerca de 1h20. De vez em quando, ir regando a carne com um poudo de molho. O tempo de forno, porderá variar, caso queiram mais ou menos assado.

6. Depois de a carne assada, deixar descansar cerca de 5 minutos e servir.

Acompanhar este assado com uma salada de verdes.

Para terem uma referência, em termos de perna de borrego assada no forno, costumo contar cerca de 35 minutos por 500 g de carne. O tempo irá depender também, se gostam da carne bem ou mal passada.

1 comentário :

Unknown disse...

Olá boa tarde OK é perna de borrego obrigado pela atenção