quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Doce de figo com Moscatel


Quem por aqui passa sabe que adoro ler. Em Agosto, consegui terminar My Berlin Kitchen de Luisa Weiss que já tinha começado a ler há algum tempo. Comecei e terminei a História de um gato e de um rato que se tornaram amigos do escritor Luís Sepúlveda, por quem me "apaixonei" depois de ler O velho que lia romances de amor, seguiram-se À Mesa com Kafka de Mark Crick e Já não se escrevem cartas de amor de Mário Zambujal, uma história simpática na Lisboa dos anos 50.

E com a chegada de Setembro é tempo de definir que livros gostaria de ler este mês. Para Setembro escolhi Comer Bem Viver Melhor de Darya Pino Rose, um livro que nos fala de alimentação e o que devemos procurar fazer para ter uma alimentação saudável sem cair em dietas restritivas. Parece-me muito interessante. Na área da ficção seleccionei A Mesa Limão de Julian Barnes, um livro de contos em que as personagens estão a envelhecer e se debatem com a questão do sentido da vida. E um clássico de 1847, Jane Eyre de Charlotte Brontë.

Já seleccionaram as vossas leituras para Setembro? Alguma sugestão? Tenho na minha lista de livros a comprar algumas das sugestões que me vão dando. A partilha é sempre tão gratificante. Adoro saber o que gostam de ler.

Para os dias em que tenho tempo para ler à tarde, gosto de preparar um pequeno lanche. Chá ou café, dependo do dia e da disposição. Uma fatia de bolo ou então, pão com doce. Um dos últimos que preparei cá em casa foi de figo com vinho Moscatel de Setúbal. Uma verdadeira delícia!


Doce de figo com Moscatel

Ingredientes:
2 kg de figos Pingo de Mel
1 kg de açúcar amarelo
150 ml de vinho Moscatel de Setúbal
Casca de 1/2 limão
1 pau de canela
5 cravinhos de cabeça
1 estrela de anis
1 pitada de noz moscada
1 pitada de sal


1. Lavar e cortar os figos em pedaços pequenos para uma panela.

2. Juntar o açúcar e os restantes ingredientes.

3. Levar ao lume, mexendo de vez em quando, até obter ponto de estrada.

4. Retirar o pau de canela, os cravinhos, a estrela de anis e a casca de limão. Triturar ligeiramente a mistura, com a varinha mágica, de modo a que fiquem alguns pedaços inteiros.

5. Guardar em frascos esterilizados e bem fechados.


Quando o doce é para comer num curto espaço de tempo costumo cortar um pouco no açúcar. Por exemplo, nesta receita em vez de 1kg usaria 850g. Mas para guardar, oferecer no Natal, e ir comendo até à próxima colheita de figos gosto de seguir a proporção de metade do peso da fruta em açúcar.

8 comentários :

cozinha100segredos disse...

Oh Isabel, tu matas-te com as tuas propostas, sempre do meu agrado! Como eu gosto de compota de figos! Eu adoro figos, já to disse! E opto sempre por comê-los frescos. Mas quando eles já estão demasiado maduros eu aproveito para fazer compota. E faço também compota só das cascas dos que como. Antes de ir de férias fiz compota de casca de figo, quando regressei fiz panquecas e comi com a compota. Digo-te, foi um manjar dos Deuses, tão simples e tão bom! Beijinhos

Laranjinha disse...

Cozinha100segredos,
compota de casca de figos? Adorei a ideia.
Como fazes? Igual como se fosse o figo inteiro?
Eu adoro comê-los frescos, de preferência junto à figueira que é onde me sabem melhor! :) Mas quando os trago para casa, começo logo a pensar como é que os devo usar.
Um beijinho.

cozinha100segredos disse...

Sim, é o mesmo processo da compota normal. Faço como se fosse o figo inteiro (por vezes junto 1 ou 2 figos bem maduros para dar consistência). E não passo varinha mágica, gosto de encontrar pedacinhos da casca! Fica ótimo! Beijinhos

Laranjinha disse...

Cozinha100segredos,
obrigada.
Um beijinho.

Céu Gomes disse...

Adoro figos e nunca provei o doce. Deve ser delicioso! Bom fim de semana.
http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/

Unknown disse...

Adoro as tuas receitas!!!! :)

http://viajarnacozinha.blogspot.pt/

Anónimo disse...

Acabei desfazer esta receita. Ficou fantástico. Costumo fazer uma receita antiga muito fácil. 1 kg de figos inteiros , 400g de açúcar e100ml de água. Levar ao lume quando começar a ferver cozinhar durante uma hora em lume brando até fazer ponto de estrada. Adoro

Laranjinha disse...

Olá,
muito obrigada.
Receita guardada.