segunda-feira, 30 de abril de 2018

Os últimos workshops de pão no Porto foram assim


Fazer pão, em casa, transforma-se numa actividade deliciosa. Nos workshops que costumo realizar todos os participantes colocam as mãos na massa. Depois de uma explicação teórica sobre farinha, fermentos, pré-fermentos, água e sal, vamos todos amassar.


Amassamos à mão. Em casa, depois podem usar a batedeira ou a máquina do pão. Mas colocar as mãos na massa ajuda a perceber a consistência e elasticidade de uma massa. A perceber, entre outras coisas, que uma massa de centeio, por exemplo, pega-se mais às mãos do que uma de trigo. Ao mexermos nas massas começamos a compreendê-las e isso é fundamental para quem quer fazer pão em casa.


Nos workshops fazemos, sempre, vários tipos de pão. Pão de trigo simples, para o dia-a-dia, pão com legumes ou frutos secos, pão de mistura, pães enriquecidos e pães doces, perfeitos para ocasiões especiais. Cozemos o pão usando também diferentes técnicas.

No final, após termos os nossos pães cozidos, juntamo-nos à volta da mesa e degustamos, em jeito de festa, tudo o que foi preparado. Vamos Fazer Pão?


Irei realizar um workshop master class pão artesanal com massas-mãe no Porto, no próximo dia 5 de Maio de 2018. Quem me faz companhia?

Inscrições e mais informações:
work@sott.pt   WORK espaço criativo
( Realização do workshop sujeito a nº mínimo de participantes )

Sem comentários :