quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Salada de polvo com batata


Há duas alturas do ano, em que gosto de destralhar a minha casa. Nem sempre fui assim. Quando vivia numa casa com muito espaço, ia acumulando. Guardava isto e aquilo. Havia sempre um local onde cabia mais alguma coisa. De há uns anos para cá, passei a fazer uma limpeza ao que não se usa, em duas alturas do ano, na Primavera e no Outono.

O desapego é uma arte difícil. A ligação aos objectos tem uma força sentimental tão grande, criamos com eles laços, vínculos, que reavivamos pelas memórias. Fazer a selecção do que queremos continuar a guardar, porque usamos e nos faz falta, daquilo que afinal não precisamos, não é tarefa fácil!

Uma das áreas que procuro destralhar, é o closet. Identifico as roupas que já não visto. Há, sempre, peças que guardo. Ou porque as acho muito bonitas e estou à espera da altura ideal para as usar. Peças que agora me estão largas, porque emagreci, mas nunca se sabe se ainda me vão fazer falta. É tão difícil colocar de parte o que já não usamos. Tudo nos faz falta. Não usamos agora, mas quem sabe se daqui a uns tempos não vamos precisar!?

No meio da necessidade e do apego sentimental, encontrei, obrigatoriamente, um critério, penso que ajudada pela guru da organização, Marie Kondo, que é: - se não usei determinada peça nos últimos sete anos, é porque muito provavelmente ela não me faz falta e terá que ter outro destino. Uso este critério para equipamentos, utensílios de cozinha, livros, revistas, e outras coisas que vamos acumulando. Destralhar não é fácil, mas tem que ser.

Entre as arrumações e as limpezas de Outono, deixo-vos uma salada feliz, ainda com sabor aos dias quentes de Verão.


Salada de polvo com batata

Ingredientes para 4 pessoas:
1 polvo cozido
250 g de batatas cozidas com a pele
1 cebola roxa
1/2 pimento vermelho
100 g de azeitonas galega
1 ramo de coentros
100 ml de azeite
30 ml de vinagre de vinho tinto
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Cortar o polvo para uma taça. Juntar a cebola roxa picada.

2. Pelar as batatas. Cortá-las em pedaços e juntar ao polvo.

3. Juntar o pimento cortado em pequenos cubos, as azeitonas e os coentros picados.

4. Regar com o azeite e o vinagre. Temperar com sal e pimenta, mexer e servir.

Sem comentários :