quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Meal prep, como seleccionar as receitas?


Meal Prep é um método que nos ajuda a organizar e a preparar as refeições da semana. Neste método podemos cozinhar as refeições para todos os dias da semana ou, podemos pré-preparar componentes e depois conjugá-los. Esta é a linha que eu sigo e que vos aconselho, porque me dá mais liberdade de escolha. Por exemplo, estufamos carne, cozemos massa, e assamos legumes no forno. Num dia, sirvo a carne com a massa e uma salada. No outro, sirvo-a com a massa e os legumes. E ainda consigo no dia seguinte, fazer uma frittata juntando tudo. Para mim, uma das grandes vantagens deste método é conseguirmos rentabilizar a comida que pré-preparámos usando-a em mais do que uma refeição, variando o que comemos.

Fazer pré-preparações, no início, pode parecer intimidatório. Por onde começar? Que receitas preparar? - são algumas das questões que colocamos logo.


Como seleccionar as receitas?

1) Comecem por anotar as receitas preferidas da família;

2) Procurem novas receitas e ideias em revistas, livros ou em blogues. No Cinco Quartos de Laranja encontram mais de 3.000 receitas para se inspirarem. Podem, também, consultar alguns dos meus livros, cheios de receitas práticas. Por exemplo, o Cozinha para Dias Felizes, Delicioso Piquenique ou O Livro de Petiscos da Isabel.

3) Consultem as ementas dos restaurantes.

Comecem com receitas que conhecem e que a família gosta. É mais fácil, do que começar com receitas novas ou com ingredientes que não estão habituados. Simplificar, é uma das palavras chave para quem quer começar a fazer as pré-preparações para as refeições da semana.

Não queiram fazer, logo, muita coisa. Comecem aos poucos. Ganhem prática. Na primeira semana, façam uma sopa. Assem carne ou peixe. Cozam uma massa. Façam gelatina ou fruta assada a pensar nas sobremesas ou nos lanches. Para quem vai começar, poderá já ser o suficiente. Na semana seguinte, cozam ovos, lavem e preparem legumes para as saladas. Cozinhem em doses extra e congelem. Aos poucos, ganham confiança e começam também a perceber, de forma mais eficaz, as necessidades alimentares da família.


5 receitas para quem quer começar a praticar meal prep:
- Sopa de agrião;
- Bolonhesa de atum;
- Caril de lentilhas;
- Choquinhos guisados com tomate;
- Massa com atum e ervilhas.


No próximo dia 16 de Novembro de 2019, das 10h às 13h30, irá decorrer no Porto, o workshop Pré-preparações das Refeições da Semana no WORK espaço criativo. As inscrições já se encontram abertas.

Sem comentários :