segunda-feira, 1 de julho de 2013

Celebrar a produção nacional com um piquenique


Este foi um fim-de-semana em que a festa se fez no Terreiro do Paço, em Lisboa, com o Mega Pic-Nic do Continente. Apesar do calor intenso que se fez sentir, as pessoas compareceram neste evento que serviu de montra à produção nacional. Passaram por aqui mais de 650 mil pessoas. Eu também entro nestas estatísticas e no sábado logo pela manhã fui visitar a exposição. Comecei pela Rua da Curgete, que estava muito bem representada. Curgetes lindas e em flor que suscitavam a curiosidade de muitos que por ali passavam. Foi muito bom falar com as pessoas e perceber que algumas nunca tinham visto um pé de curgete ou então, ouvir como utilizam este legume nas suas receitas.

Para além da minha rua, visitei a Rua do Morango acompanhada das respectivas madrinhas, a Cátia e a Margarida do blogue Style It Up, e a Rua do Tomate apadrinhada pelo Roberto do Quiosque do Ken. Como bons padrinhos cada um tentou defender a sua rua e promovê-la junto de quem passava. E falar com as pessoas, trocar ideias, é mesmo algo muito especial para mim. Enquanto estávamos na Rua do Tomate, aprendi logo uma receita que me deixou curiosa e que tenho que experimentar. Basicamente é tomate cortado, sal, cominhos em pó, orégãos secos e por fim bom azeite. Os cominhos devem dar ao tomate um saborzinho exótico e apetitoso. Fresquinha, parece vos bem?

Foi a primeira vez que fui ao Mega Pic-Nic do Continente que já vai na quinta edição e gostei bastante. Para além de ver os produtos, principalmente os frescos, tomate, cebolas, beterrabas, pimentos, curgete, abóboras, entre outros, foi muito interessante ver alguns processos, como por exemplo, apanhar batatas, plantar tomate, ou observar como se faz um cabo de cebolas para pendurar. Neste evento era também possível ver animais, cabras, ovelhas a serem tosquiadas, vacas e bois, porcos e pequenos leitões ainda a mamar.


Esta iniciativa é uma forma de trazer o campo para o meio da cidade e vale mesmo uma visita, pois permite passar um dia diferente em família. Os visitantes, para além de passearem pela exposição e participarem em algumas actividades, podiam assistir à transmissão em directo do programa de televisão da RTP apresentado pelos conhecidos Tânia Ribas de Oliveira e João Baião que animou o recinto toda a tarde. Este Pic-Nic, para as famílias é uma forma de conhecer produtos e produtores, de incentivar o consumo de legumes e frutas produzidos em Portugal. Para os mais pequenos funciona como uma aula ao vivo. Podem contactar com uma realidade cada vez mais distante, ver e tocar nos animais, cheirar as ervas aromáticas, ver um campo de girassóis floridos, ver como crescem as cenouras ou como se plantam as alfaces, no fundo, perceber de onde vem a comida que todos os dias os pais colocam nos pratos.

A noite terminou com o concerto do famoso cantor Tony Carreira no Terreiro do Paço. Desde manhã cedo, que já havia fãs a guardar um lugar bem junto à boca do palco. Foi impossível ficar indiferente perante muitas dezenas de milhar de pessoas a cantarem em uníssono a canção Sonhos de Menino com que iniciou o seu concerto.


No domingo de manhã estive ainda presente numa acção de cariz social organizada pelo Continente e pela Câmara Municipal de Lisboa onde foram oferecidas cinco toneladas de alimentos a quinze instituições particulares de solidariedade social e a cinco juntas de freguesia da cidade de Lisboa. Tive a oportunidade de falar com uma das responsáveis, que me dizia que estes alimentos iam fazer a diferença junto de várias famílias a que dão apoio.


É importante apoiar a produção nacional todos os dias, em todas as nossas idas às compras. Estas iniciativas dão uma ajuda, mas somos nós, consumidores que fazemos a diferença. Apostem no que é nosso e bom!

7 comentários :

Mary - Strawberrycandy disse...

Foi um dia cheio de emoções, não?
www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt
Beijinhos,

Ondina Maria disse...

sem dúvida que é uma belíssima manobra de publicidade por parte da sonae, mas uma das razões pelas quais deixei de comprar no continente foi precisamente o facto de encontrar mais produtos frescos de outros países do que do nosso. Espero que entretanto as coisas tenham mudado :)

Celeste disse...

ola, bon dia,
imagino que devia ter sido um dia de pic-nic maravilhoso! e confirmo que os produtos ai do campo sao muito mais saborosos dos que os nosssos aqui! (Saudades do pais)!! E dizer tambem que suas receitas de curgetes sao deliciosas, agora que o calor esta chegando!!!! boa continuaçao!
beijinhos!

Laranjinha disse...

Mary,

foi um dia especial, cheio de muitas emoções boas.
O pic-pic é mesmo um grande evento.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Olá Ondina,
infelizmente isso acontece em muitos locais. Mas ali, estavam representados mais de quarenta produtores nacionais, com tanta coisa boa. Gostei muito de ver em exposição a nossa produção.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Olá Susana,

foi um dia especial, cheio de muitas emoções e coisas boas.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Celeste,
obrigada. Eu adoro curgetes. :)

Um beijinho.