quarta-feira, 10 de julho de 2013

Pato desfiado com chouriço e bulgur em 15 minutos


Há alturas em que o tempo parece que não chega. Há dias que deveriam ter mais de vinte e quatro horas e mesmo assim, penso que ainda me iria faltar tempo. Nestas alturas chego a casa e procuro fazer para o jantar as soluções que me parecem mais rápidas, fáceis e por vezes, nem sempre as mais indicadas ou menos calóricas. Houve uma altura em que dei preferência aos ovos mexidos, umas vezes com salsichas outras com o que tinha à mão, solução a que muitas vezes ainda recorro para sofrimento de alguém cá em casa. Houve outras alturas em que escolhi fazer sandes, cada um fazia a sua com um conjunto de ingredientes disponíveis no frigorífico no momento e as saladas com tudo, que continuam a ser uma opção em qualquer época do ano.

Esta semana fui convidada para visitar a Feira Fácil&Bom, que está a decorrer até domingo, dia 14 de Julho, em várias lojas Continente por todo o país. Esta feira procura dar a provar aos consumidores os produtos desta nova gama de comida que apresenta refeições prontas a comer, desde sopas, arrozes, almôndegas, feijoadas, e outras prontas a cozinhar, como bases de bacalhau, de arrozes, carnes temperadas, entre outras. Nesta minha visita, tive a possibilidade de falar com o responsável pela confecção das degustações na feira no Continente do Colombo, de falar com alguns consumidores e também de provar.


Esta gama de refeições pode ser uma alternativa para quando se tem pouco tempo para estar na cozinha, mas que permite fazer pratos com os sabores tradicionais portugueses, como por exemplo, arroz de pato, de alheira, bacalhau com cebola e francesinhas. Adoro pato, mas só para dois, por vezes abstenho-me de cozer e desfiar o pato. Aproveitei esta oportunidade para trazer e experimentar uma base de pato desfiado da gama Fácil&Bom Pronto-a-Cozinhar. Eis então o prato que confeccionei:

Pato desfiado com chouriço e bulgur



Ingredientes:
1 embalagem de base de pato desfiado Fácil&Bom
175 g de bulgur
60 g de chouriço de carne
15 folhas de hortelã
Pimenta-preta de moinho


1. Cozer o bulgur seguindo as indicações da embalagem. Depois de cozido, escorrer e colocar numa taça.

2. Colocar a base de pato desfiado num tacho com o chouriço cortado às rodelas. Deixar ferver durante aproximadamente cinco minutos.

3. Juntar a base de pato desfiado com chouriço ao bulgur. Temperar com pimenta preta e adicionar as folhas de hortelã rasgadas grosseiramente com as mãos. Mexer.


Acompanhei este prato com uma salada de verdes, tomate, gomos de laranja e nozes picadas grosseiramente. A embalagem sugeria que com esta base se fizesse um arroz de pato, uma lasanha ou uma massa fusilli, mas optei por fazer algo diferente. Adaptei a base aos produtos que tinha em casa e dei-lhe o meu toque pessoal. Preparei o jantar em quinze minutos e gostámos muito do resultado final. O Ricardo ficou tão feliz, por perceber que para dias de jantares apressados, há mais uma alternativa aos famosos ovos mexidos.

17 comentários :

Priscila Schulz disse...

Muito legais essas fotos.
Nossa, queria muito seu livro... hehehe
Adoro esse cantinho sempre cheio de novidades!

Um ótimo dia Isabel!

Abraços

http://receitaesperta.blogspot.com.br/

Partilhando Sabores e Receitas disse...

É realmente um prato diferente, mas parece ser deliciosos!

Ondina Maria disse...

Sou um pouco contra a comida já pre-confeccionada, apesar de perceber que em alturas de falta de tempo, ser uma vantagem ter alguns alimentos já pré-preparados. Mas na verdade nós também os podemos preparar em dias com mais tempo, ou podemos sempre optar pelas saladas e sandes que falas :)

saboracasa disse...

Tal como deizes uma opção rápida para aqueles dias complicados em que o tempo voa ...

Beijocas

Paula Braçais disse...

nunca comi Bulgur ... mas estou tentada depois deste post apetitoso :)

Paula Braçais disse...

e também não sei o que é Bolsalt que algumas pessoas falam :O o que é? já entendi que substitui o sal é isso? onde encontro?

Ana Rita Marreiros disse...

O bulgur é muito bom e esta versão quase que me lembra o arroz de pato mas em versão light!!!!
Uma ideia óptima para se usar os produtos do Continente...
Bjoka
Rita

JS disse...

Durante muitos anos considerei este blog como um projecto extremamente interessante. Sendo aficionado da culinária era com enorme prazer que aqui vinha a procura de novas ideias.
Infelizmente venho a notar uma cada vez maior comercialização do blog por parte da autora. É cada vez mais difícil encontrar uma receita que não tenha referencia a uma marca ou instituição. Infelizmente com este post, reparo que a autora também já não se interessa pela alimentação "saudável" que tantas vezes referiu ao longo de 6 anos. Recomendar refeições pré-feitas não se adequa em nada ao conceito que sempre tive deste blog.
A blogosfera ficou mais pobre, perdeu um blog de culinária e ganhou mais uma pagina de publicidade!
Parabéns pelo seu sucesso profissional.

Laranjinha disse...

Olá Priscila,

muito obrigada. Pode adquirir o meu livro por exemplo nesta livraria online que envia para moradas do mundo inteiro.

Um beijinho e tudo de bom.

Laranjinha disse...

Partillhando Sabores e Receitas,

obrigada.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Olá Ondina,

há alturas em que ter em casa alguma coisa quase pronta dá imenso jeito.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Sabor a Casa,
sim é uma opção para um dias em que temos pouco tempo.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Nobady,

experimenta. Eud adoro usar bulgur até em saladas.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Nobady,

o Bonsalt é um substituto do sal, que se encontra à venda nas farmácias.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Olá Ana Rita,

o bulgur resulta muito bem neste tipo de pratos.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

João Silva,

obrigada pelo seu comentário.

A ideia que apresento neste apontamento é um compromisso entre fazer uma receita saborosa em muito pouco tempo e com um produto da entidade patrocinadora. Gostei do resultado final em termos de sabor e por isso esta sugestão foi publicada.

Um beijinho.

Poesia Portuguesa disse...

Lá vou eu experimentar esta receita! Deixou-me curiosa...
Um abraço