terça-feira, 2 de julho de 2019

Meal Prep, uma forma de preparar as refeições da semana


As nossas vidas são cada vez mais ocupadas. Chegarmos a casa e sabermos que não nos temos que  preocupar com as refeições da semana é um grande descanso. Ou melhor, é um alívio. Poupa-nos tempo, permite-nos comer de forma mais equilibrada e reduzir o desperdício.

E como podemos fazer isso?

Preparando antecipadamente as refeições da semana. Mas de que forma? Planeando o que se irá preparar. Escolher as receitas ou pratos a confeccionar, fazer o levantamento do que se tem na despensa e no congelador, fazer as compras e cozinhar. Este método de pré-preparações também é conhecido por meal prep. Existem diferentes maneiras de pré-preparar as refeições da semana:

- Podemos cozinhar as refeições já completas, organizadas pelos dias da semana;
- Podemos preparar os ingredientes, como por exemplo, marinar carne ou arranjar legumes, conservá-los, e no dia cozinhar;
- Podemos fazer pré-preparações, guardar no frigorífico ou no congelador, e depois no momento de fazer as refeições é só combinar e conjugar o que se preparou;
- Podemos cozinhar em grandes quantidades, batch cooking, dividir em doses e congelar.

O método não tem que ser rígido. Devemos escolher e adaptar o que se ajusta melhor ao nosso estilo de vida e necessidades. É importante escolhermos um dia da semana, reservarmos duas a três horas e cozinharmos o que se planeou. No fundo, estabelecer uma rotina. Por exemplo, na sexta-feira escolhem as receitas e planeiam as compras. No sábado, vão ao mercado. No domingo, de manhã, cozinham. E se conseguirem ter a ajuda da família torna-se ainda mais fácil.

Por ser uma grande entusiasta de tudo o que nos facilite a vida, aceitei o desafio da Samsung para participar no projecto Samsung Meal Prep. Este projecto consiste num conjunto de quatro filmes onde explico e dou algumas dicas sobre como podem pré-preparar as refeições da semana.



No primeiro filme, falo da importância de cuidarmos dos ingredientes que trazemos das compras, tendo o frigorífico e o congelador como aliados. O frigorífico escolhido para este projecto é um Samsung Side-by-Side. Antes de arrumarmos as compras no frigorífico devemos tentar fazer logo algumas pré-preparações e colocar de forma visível a nossa comida. Gosto de lavar e secar a alface, de conservar as ervas aromáticas, de arrumar algumas frutas, em caixas.

É fundamental conservarmos da melhor forma possível a comida que preparámos, para as nossas refeições, de preferência, mantendo durante mais tempo a mesma qualidade. Um frigorífico Samsung Side-by-Side consegue manter a temperatura de forma constante. O sistema de refrigeração do frigorífico e do congelador são independentes, por isso, podemos abrir as portas do congelador sem haver variações de temperatura no que se tem no frigorífico e vice-versa.

Com as pré-preparações acabamos por ter uma quantidade razoável de caixas para guardar no frigorífico, a grande capacidade de arrumação do Samsung Side-by-Side facilita-nos a vida neste aspecto. Quando se cozinha, para a semana, o espaço no frigorífico e no congelador é precioso.


Pré-preparar as refeições da semana, ajuda-nos a colocar a comida na mesa, em cerca de 15 minutos. É uma forma de evitarmos opções menos saudáveis. Ao ter comida feita, sabemos que lhe temos que dar destino. É um excelente método para incluirmos mais legumes nas nossas refeições. Pode ser uma ajuda para quem acha que não tem tempo para tomar o pequeno-almoço, em casa. Vamos começar a organizar e a pré-preparar as refeições da semana ?

5 comentários :

Anjo-de-Mel disse...

Dicas sempre úteis! Obrigada, Isabel :) Bjinhos!

Laranjinha disse...

Anjo-de-Mel,
obrigada.
Um beijinho.

miriam disse...

adorei as dicas.. Quanto tempo a salsa e o coentro aguentam na geladeira dentro do copo com água? Achei que em copo aberto mesmo com água dentro as folhas murchassem..

Laranjinha disse...

Miriam,
já tive salsa e coentros que se aguentaram duas semanas no frigorífico usando este método.
Obrigada.
Um beijinho.

FATY disse...

Obrigada. Sao sempre sujestõoes optimas