terça-feira, 28 de setembro de 2021

Como fazer cuscuz?

O cuscuz é feito com sêmola de cereais, principalmente o trigo. A sêmola é amassada à mão com um pouco de água até se transformar em pequenos grãos. E quando falo em cuscuz, refiro-me ao cuscuz marroquino ou do Norte de África e não à massa pérolas cuscus, que costumamos usar, por exemplo, em sopas. Hoje em dia, encontramos facilmente cuscuz à venda nos supermercados.

Como este cuscuz que compramos já foi pré-preparado, é muito fácil fazê-lo em casa e fica pronto num instante. Cuscuz é daqueles ingredientes que procuro ter sempre em casa.

No passado Domingo, o tema do Em Directo da Minha Cozinha, foi receitas com cuscuz para as marmitas da semana e, onde expliquei, como costumo preparar o cuscuz em casa. Viram?

O cuscuz é muito versátil e pode ser usado como acompanhamento ou como ingrediente em alguns pratos. Combina bem com peixe ou carne. Pode ser usado para rechear beringelas, curgete ou batata-doce, por exemplo. Resulta na perfeição em saladas ou em pratos vegetarianos. A verdade é que cuscuz vai bem com quase tudo!

Há várias maneiras de preparar o cuscuz, partilho, hoje, convosco aquela que costumo fazer, cá em casa, usando uma taça e o método de absorção.

Cuscuz

Ingredientes:
150 g de cuscuz
150 g de água quente
1 fio de azeite
1 pitada de sal
Pimenta-preta q.b.


1. Colocar o cuscuz numa taça. Polvilhar com sal e pimenta, e regar com um fio de azeite.

2. Regar com a água quente. Tapar a taça com película aderente. Deixar descansar cerca de 5 minutos.

3. A água já deverá ter sido toda absorvida. Com a ajuda de um garfo, soltar os grãos de cuscuz. E está pronto a usar.

Esta é uma preparação básica de cuscuz.

Algumas notas:

- Na preparação do cuscuz uso a proporção 1:1. Ou seja, uso a mesma quantidade de cuscuz e de água. No entanto, aconselho a lerem as instruções da embalagem, pois a proporção poderá variar.

- Em vez de água podem usar um caldo, de legumes, de carne ou de peixe. Podem usar uma infusão, feita em casa ou das de compra.

- O método que usei, coloco azeite e sal antes de juntar a água. Mas há quem, ao soltar os grãos, junte manteiga. Como o cuscuz ainda está quente a manteiga derrete e fica delicioso também.

- Podem adicionar, ao cuscuz, açafrão da Índia, gengibre em pó, caril, cominhos, ervas frescas picadas, etc.

- Para terem uma ideia das doses, por pessoa, custumo usar cerca de 60 g.

Depois de feito pode ser usado em muitos e variados pratos.

4 comentários :

Anjo-de-Mel disse...

Mais simples, é impossível! Para além de saboroso é muito versátil, pois pode ser comido quente ou frio! Faço muitas vezes e gosto :) Bjinhos!

Anónimo disse...

Muito obrigado fácil mesmo vou experimentar

Anónimo disse...

Que tipo de carnes posso usar ?

Laranjinha disse...

Olá, para acompanhar recomendo que usem carnes estufadas, guisadas ou assadas, com molho.