quarta-feira, 11 de julho de 2018

10 livros para ler este Verão


As férias são uma boa altura para colocar as leituras em dia. À beira da piscina, numa esplanada, na toalha da praia, junto ao mar. Qualquer um destes sítios, é bom para ter como companhia um livro.

Os livros fazem parte dos meus dias. Gosto de ir variando as leituras consoante o meu estado de espírito e a altura do ano. No Verão, gosto de leituras, ditas mais leves, daquelas que nos fazem bem à alma e nos ajudam a sonhar.

Já escolheram o que vão ler este Verão? Deixo-vos, hoje, algumas sugestões de romances, alguns de autores portugueses, e de livros de cozinha para vos inspirar a preparar as refeições desta altura do ano, dando preferências às saladas feitas com ingredientes frescos da estação.

10 livros para ler este Verão

Romances:

- A Febre das Almas Sensíveis de Isabel Rio Novo.
Este livro foi uma sugestão da minha amiga Cristina Basílio, uma leitora fervorosa e dinamizadora de vários clubes de leitura, principalmente em Lisboa. Este romance recupera a memória de uma doença esquecida em Portugal, a tuberculose, no início do século XX. Os médicos, sem grandes alternativas de tratamento, recomendam aos pacientes o internamento em sanatórios, em zonas isoladas mas de altitude. A história gira em torno de uma família e de um quase triângulo amoroso. Em paralelo com esta história, acompanhamos a viagem de uma rapariga que visita um sanatório. Esta é uma obra que nos faz viajar pela história portuguesa.

- A Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata de Mary Ann Shaffer e Annie Barrows.
Uma obra recentemente adaptada ao cinema. Conta-nos a história de Juliet Ashton que procura um tema para o seu novo livro. Até que um dia recebe uma carta de um senhor chamado Dawsey Adams, residente na ilha britânica de Guernsey. Curiosa, começa a corresponder-se com os habitantes da ilha até descobrir que durante a Segunda Grande Guerra, durante a ocupação das tropas alemãs, estes pertenciam a um clube secreto de leitura. E é aqui que a aventura começa. Um livro sobre amor, amizade e de como os livros podem fazer a diferença nas nossas vidas.

- Como a Sombra que Passa de Antonio Muñoz Molina.
Lisboa é cenário deste romance. « A 4 de abril de 1968, Martin Luther King foi assassinado. Durante o tempo que permaneceu em fuga, o seu assassino, James Earl Ray, passou dez dias em Lisboa, a tentar obter um visto para Angola. Obcecado por esse homem fascinante, e graças à abertura recente dos arquivos do FBI sobre o caso, Antonio Muñoz Molina reconstrói o crime, a fuga e a captura de Ray, mas sobretudo os seus passos na capital portuguesa. » Apaixonante.

- Ensina-me a voar sobre os telhados de João Tordo.
A sinopse: « 1917. Por desonrar o nome da família, o jovem Katsuro é exilado pelo seu próprio pai, um poderoso governador, num ilhéu inóspito. Abandonado, o rapaz irá deparar-se, pela primeira vez, com o terrível segredo da família Tsukuda, enquanto luta para sobreviver à fome, à sede e à culpa.
Lisboa, cem anos depois. No Liceu Camões, um dos mais antigos da cidade, um professor de Geografia suicida-se numa sala de aula. O nosso narrador, funcionário do liceu e alcoólico em recuperação, decide inaugurar uma reunião semanal para ajudar os colegas a superar o choque. Numa noite de Inverno, um misterioso desconhecido aparece no encontro. É japonês e chama-se Tsukuda. O seu estranho comportamento desperta no narrador um fascínio doentio. Ambos são perseguidos pelo passado, ambos desejam o impossível.
Algures entre o sonho e a mais pura realidade, Ensina-me a voar sobre os telhados é um lugar onde um pai e um filho aprendem a amar-se,é um espaço onde se procura aceitar dores antigas e abraçar a fragilidade humana. Um romance que é uma elegia à beleza imperfeita da vida. »
Um autor a que gosto de voltar.

- Escrito na Água de Paula Hawkins.
Depois de ter lido A Rapariga do Comboio, este Verão, quero ler o último romance de Paula Hawkins que pela sinopse, promete. Nel vivia obcecada pelas mortes de mulheres que ao longo do tempo foram aparecendo no rio que atravessa a vila. Até que um dia, é ela que aparece morta. Suspense. Sem vestígios de crime. Terá sido suicídio? Ou ... Vamos ter que ler o livro!

- Meridiano 28 de Joel Neto.
Um dos autores portugueses de quem tenho procurado acompanhar o trabalho. Uma escrita deliciosa. O seu novo romance, leva-nos até ao Faial na altura da Segunda Guerra Mundial, onde alemães e ingleses conviveram em paz durante alguns anos. Viviam-se histórias de amor. Mas depois da derrota de Hitler, será que algum agente nazi aproveitou a tranquilidade de ilha para se esconder?

- Pão, mel e Amor de Jenny Colgan.
Os livros escolhem-se por vários motivos. Por recomendações, por leituras, por termos ouvido falar, pelo tema, pela história, pela capa, ou ... pelo título! E este foi o motivo pelo qual escolhi este livro para ler, agora, no Verão. Junta três coisas deliciosas, pão, mel e amor! Já o comecei a ler!


De Cozinha:

- As Delícias de Ella - Todos os dias de Ella Woodward.
Comer bem, é cada vez mais uma das nossas preocupações, quando temos que preparar as refeições da família, ou quando pensamos em levar comida para o trabalho. Neste livro, Ella Woodward, dá-nos pistas de como podemos procurar fazer uma alimentação equilibrada, no nosso dia-a-dia, consumindo mais plantas. Fazer uma mudança na nossa dieta para conseguirmos um estilo de vida com hábitos alimentares mais saudáveis, e que nos deixe mais felizes, é a proposta da autora. Para isso, precisamos de aprender a comer bem, com equilíbrio.

- Celebrar com Vegetais de Yotam Ottolenghi.
Para comermos bem, temos que tentar incluir mais vegetais na nossa alimentação. Este é um dos princípios que acompanha a minha perspectiva sobre alimentação saudável. Este, é um livro recheado de receitas em que os vegetais são os protagonistas principais. Há tanta forma de cozinhar legumes. Em saladas, ao vapor, escaldados, estufados em lume brando, guisados, grelhados, assados, fritos, em puré, com ovo, no forno e até os podemos usar em doces, como bolos, biscoitos, mousses. Vamos celebrar as refeições deste Verão com muitos vegetais?!

- Grão a Grão de Joanna Farrow.
Este livro apresenta-nos muitas sugestões práticas, como saladas e pratos , para preparamos nestes dias de Verão com diferentes tipos de grão como quinoa, cuscuz, aveia, centeio, espelta, entre outros. Inclui também receitas de grãos sem glúten. Fotos apelativas e inspiradoras. Para além, de um breve resumo histórico sobre cada grão e semente, dá-nos indicações sobre os seus aspectos nutritivos e dicas sobre como os devemos cozinhar. Um livro sobre grãos e sementes que acho muito interessante e útil para quem quer fazer uma alimentação cada vez mais equilibrada.

E vocês, que livros escolheram para ler este Verão? Deixem-me as vossas sugestões.

6 comentários :

Anjo-de-Mel disse...

Ui, isso são mts livros p um só Verão :) Terei sorte se conseguir terminar (espero q sim, pois já vou a meio!) o ultimo do JRS 'Sinal de Vida'. Agora nas férias vou levar a biografia de Robin Williams q ñ sei se conseguirei ler na íntegra :) Os de culinária é p ir lendo :) Bjinhos e boas leituras!

Laranjinha disse...

Anjo-de-Mel,
eu depende das alturas, mas há semanas que consigo ler dois livros. Sim, os livros de cozinha, vão-se lendo.
Um beijinho e boas leituras.

As coisas dela disse...

Estão aí alguns que queria mesmo muito ler mas por este andar só vou ter tempo lá para o Inverno... Beijinhos*

saltapocinhas disse...

O "escrito na água" para mim foi uma desilusão, muito inferior à "rapariga no comboio". Os outros nunca li, mas o Tordo está na minha lista assim como o Joel Neto.
Beijinhos.

Laranjinha disse...

Saltapocinhas,
ainda não o comecei a ler. Mas ver se vou gostar!
Do Joel Neto, tenho lido tudo.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

As Coisas Dela,
para mim, o importante é irmos lendo.
Boas leituras.
Um beijinho.