terça-feira, 10 de julho de 2018

Lombinhos de porco no forno com mostarda e laranja


Todos os anos defino coisas que gostaria de fazer no Verão. Faço uma pequena lista com um conjunto de actividades que gostaria de realizar. É uma lista de pequenas coisas que eu sinto que me ajudam a viver de forma mais feliz e intensa, que nos projectem para lá da espuma dos dias. Este ano, no Verão, gostaria de:

- Ir mais vezes à praia. Confesso que nos últimos anos as minhas idas à praia têm sido pontuais. Eu gosto do mar. De andar descalça na areia. De comer bolas de Berlim. E claro, o sol é fundamental para o corpo obter vitamina D.

- Ler. As leituras fazem parte dos meus dias. No Verão gosto de ler romances, daqueles que nos fazem viajar por paixões possíveis e impossíveis. Já tenho uma lista de livros a ler neste Verão. Conto 5 romances. Este tipo de leituras também nos faz bem à alma!

- Fazer mais almoços com a família. Este fim-de-semana que passou já nos reunimos para fazer uma sardinhada. Adoro! Estes, são sempre, momentos deliciosos que ficam para a vida.

- Ir apanhar amoras silvestres. A ligação à terra, às coisas simples, também se faz assim. Se tiverem filhos, levem-nos. Vão adorar.

- Ir correr perto do mar. Sempre que venho do Guincho até Cascais, penso que gostaria de um dia bem cedo, fazer o percurso ou parte do caminho a correr. Deve ser uma experiência especial para fazer agora no Verão.

- Visitar a horta em Santarém e conversar sem tempo com a minha mãe.

- Cozinhar. Voltar a fazer gelados. Sumos com a fruta do quintal. Saladas frescas.

E vocês, que planos têm para este Verão?

Deixo-vos, hoje, uma receita que pode ser saboreada num dia de Verão com uma generosa salada, lombinhos de porco com mostarda e laranja.


Lombinhos de porco no forno com mostarda e laranja

Ingredientes para 4 pessoas:
2 lombinhos de porco
50 ml de azeite
3 dentes de alho
1 haste de alecrim
1 colher de sopa de mostarda em grão-à-antiga
Sumo de 1 laranja
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Colocar os alhos espremidos numa taça com o alecrim picado, a mostarda, o azeite, sal e pimenta.

2. Barrar a carne com a mistura anterior.

3. Colocar os lombinhos numa travessa de forno. Regar com o sumo de laranja.

4. Levar ao forno pré-aquecido a 190ºC durante aproximadamente 35 minutos.

Sem comentários :