sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

As minhas 10 receitas preferidas de 2022

Escolher, as minhas 10 receitas preferidas de 2022, é uma tarefa que associo aos balanços de finais do ano. Ao longo de 365 dias, vou partilhando, convosco, receitas variadas, desde sopas, pratos de carne e de peixe, sugestões vegetarianas e sobremesas. Procuro que aquilo que partilho reflicta o que se come em minha casa ou, na minha família. Entre, tanta receita que fui partilhando, fazer uma seleccção revela-se um desafio. Entre as receitas que partilhei no ano que passou, deixo-vos, agora, a minha escolha.

As minhas 10 receitas preferidas de 2022 são:
- Pudim de maçãs e amoras no tabuleiro - Adorei esta receita, pela originalidade de fazer um pudim no tabuleiro e pela combinação de ingredientes. Simples e deliciosa.

- Caldo verde - No ano passado, um dos meus objectivos, foi partilhar mais receitas tradicionais e, o caldo verde é um clássico. É uma receita que faço imensas vezes e sabe sempre bem!

- Canja de bacalhau - Durante anos, quando ouvia a palavra canja, pensava logo em canja de galinha, mas a verdade, é as canjinhas de peixe são também maravilhosas. Esta, de bacalhau, ajuda-nos a aquecer o corpo e a alma. Foi, para mim, uma das melhores sopas que fiz o ano passado.

- Cheesecake basco - Este cheesecake é maravilhoso. O sabor do queimado, torna-o distinto. Foi, sem dúvida, uma das melhores sobremesas de 2022.

- Rolinhos Primavera ou spring rolls - Apresentei esta receita, pela primeira vez, numa ida à TVI num programa que comemorava a chegada da Primavera. Na altura, para além do camarão, utilizei amores perfeitos. Os pedidos foram tantos, que fiz um directo no Instagram a mostrar como fazer os rolinhos e acabei por a publicar a receita também, aqui, no Cinco Quartos de Laranja. É uma receita fresca, colorida e perfeita para uma refeição rápida.

- Picles rápidos de cebola roxa - 2022 foi o ano em que decidi fazer picles rápidos de frigorífico. Os picles, de uma maneira geral, fazem-se usando uma medida de vinagre para uma medida de água, sal e, normalmente, açúcar. Podemos fazer picles de cebola, de couve-flor, de cenoura, de pepino, de funcho, de curgete, de beterraba, de rabanetes, entre muitos outros legumes. Podemos usar especiarias, ervas secas ou frescas e sementes, para aromatizar. Em 2023, por aqui, vamos continuar a fazer picles!

- Batido de batata-doce com especiarias - Um dos eventos que marcou o ano de 2022, foi um desafio que fiz no Instagram e que se intitulou 30 Dias, 30 Batidos, onde durante um mês, fui partilhando batidos deliciosos, nutritivos, coloridos, para o pequeno-almoço. Um dos que adorei, foi este de batata-doce e especiarias, que nos leva a viajar por uma deliciosa mistura de sabores. Experimentem!

- Bolo de bolacha - Este é um daqueles bolos que fez parte da minha infância. Foi também um dos primeiros bolos que me lembro de fazer. Um clássico que, de uma maneira geral, toda a gente adora!

- Bolinhos de figo seco com avelãs - Todos os anos, costumo partilhar sugestões de presentes comestíveis. E estes bolinhos de figo seco com avelãs foram uma deliciosa surpresa. Para além de apelativos, são irresistíveis!

- Fajitas de picanha com guacamole - 2022 foi também marcado pela rubrica Sobrou? Aproveitou! E uma, das várias receitas que partilhei, convosco, foi a destas fajitas. Uma receita prática e que faz sempre sucesso.


Destas receitas, qual ou quais as vossas preferidas?

2 comentários :

" R y k @ r d o " disse...

Um saboroso Menu. O meu elogio
.
Poéticos e cordiais cumprimentos.
.
Poema: “”Dois Corpos em Chama””…
.

Anónimo disse...

Obrigada, sempre boas receitas.