quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Manteiga ou pasta de amendoim


Fazer manteiga ou pasta de amendoim, em casa, não é uma tarefa nada difícil. Basta usarem amendoim torrado, uma pitada de sal e um bom processador.

Chamo a atenção do processador, porque quando comecei a fazer manteiga de amendoim não tinha um processador com muita potência. E ao fazer a pasta, juntei um pouco de óleo, de modo a conseguir ajudar o processador a tornar os amendoins numa pasta cremosa. Há até, quem considere que um pouco de óleo ajuda a tornar mais cremosa a manteiga de amendoim, feita em casa. No entanto, tenham em atenção, que nem todos os processadores são os mais indicados para fazermos este tipo de pastas. O meu primeiro processador aqueceu tanto, que deixou de funcionar!

Os amendoins passam por um processo de transformação até conseguirmos obter uma pasta cremosa. Primeiro, começa por ser uma mistura granulosa, a seguir, passa a ser uma espécie de farinha fina. Entretanto, começa a ficar mais pastoso e depois, ao continuarmos a triturar, transforma-se numa pasta cremosa.

A manteiga de amendoim, feita em casa, nunca é tão cremosa ou tão líquida como algumas de compra, mas cá em casa, sempre que posso, esta é uma daquelas pré-preparações que faço para as refeições da semana. Adoro usar a manteiga de amendoim ou, de outros frutos secos, nos meus pequenos-almoços ou lanches!


Manteiga ou pasta de amendoim

Ingredientes:
750 g de amendoim torrado
1 pitada de sal


1. Descascar o amendoim, retirando também a pele.

2. Colocar o amendoim num processador. Triturar dois a três minutos.

3. Adicionar uma pitada de sal e continuar a triturar.

4. Ir vendo a consistência. Por vezes, devem baixar com uma espátula, o amendoim que se vai agarrando às paredes do processador. Triturar até obter uma pasta cremosa.

5. Colocar a manteiga de amendoim num frasco e guardar no frigorífico.


Podem ver também outras manteigas ou pastas de frutos secos:
- Manteiga ou pasta de amêndoa;
- Manteiga ou pasta de avelã com canela;
- Manteiga ou pasta de caju;
- Manteiga ou pasta de noz.

2 comentários :

Anjo-de-Mel disse...

Yummy! Bjinhos!

Marta disse...

Que delícia 🤤 quanto tempo aguenta ?temos de conservar no frigorífico ?