terça-feira, 15 de março de 2022

Lentilhas guisadas com chouriço

Os livros fazem parte da minha vida, do meu dia-a-dia, das minhas viagens. Ontem, voltei ao programa Praça da Alegria para preparar uma deliciosa carne à portuguesa com batatas cozidas, uma receita que faz sempre sucesso. Durante a viagem, comecei a ler o livro O Hipopótamo de Deus de José Tolentino Mendonça, um autor que adoro, com uma escrita poética que muito me inspira. As suas palavras, para mim, são alimento para a alma.

Um dos primeiros textos do livro intitula-se O Que é uma Refeição? Para além de cozinhar, gosto de ler sobre a importância da comida na nossa vida. Como a comida nos transforma, nos identifica e nos muda. Neste texto, o autor cita Plutarco dizendo que « não nos sentamos a mesa simplesmente para comer, mas para comer com, e esta convivialidade vem a constituir, [...] um factor que distinguia o homem civilizado do bárbaro. (...) À mesa celebram-se eventos fundadores, os nascimentos, os ritos de passagem, os triunfos, mas também o luto, as crises ou a prova. A mesa torna-se visível e identifica a intimidade familiar. Os amigos sabem que ela permite uma qualidade de encontro que lhes é própria. (...). »

Quantos negócios se discutem e fazem à volta da mesa. Quantos conflitos se resolvem à mesa. A mesa torna-se o centro da casa. « É verdade que à mesa não nos alimentamos apenas ao mesmo tempo e dos mesmos alimentos. Alimentamo-nos uns dos outros. Somos uns para os outros, na escuta e na palavra, no silêncio e no riso, no dom e no afecto, um alimento necessário, pois é de vida (e da vida partilhada) que as nossas vidas se alimentam. »

É bom comermos com companhia, uma refeição partilhada tem sempre outro sabor, outra dimensão. Juntar a família à mesa é imperativo. Partilham-se valores, constroem-se memórias.

E partilharem com aqueles de quem vocês mais gostam, deixo-vos a receita de umas deliciosas lentilhas guisadas com chouriço. Ficam maravilhosas!

Lentilhas guisadas com chouriço

Ingredientes para 4 pessoas:
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola
3 dentes de alho
1 folha de louro
240 g de tomate pelado
2 colheres de sopa de polpa de tomate
2 cenouras
250 g de lentilhas
2 batatas
½ chouriço
1 L de caldo de galinha quente
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Demolhar as lentilhas durante cerca de 30 minutos.

2. Levar um tacho ao lume com o azeite. Adicionar a cebola e deixar frigir um pouco.

3. Acrescentar os dentes de alho picados e a folha de louro. Deixar cozinhar mais um pouco.

4. Juntar as cenouras cortadas às rodelas, o tomate pelado picado e a polpa de tomate. Cozinhar um pouco.

5. Adicionar as lentilhas, previamente escorridas, as batatas cortadas em cubos, o chouriço cortado às rodelas e o caldo.

6. Temperar com sal e pimenta. Tapar o tacho e deixar cozinhar em lume médio ou baixo, durante cerca de 25 a 30 minutos. Se necessário acrescentar mais caldo.

4 comentários :

- R y k @ r d o - disse...

O aspeto visual é delicioso
.
Saudações cordiais
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Anónimo disse...

O que é Caldo 1L de caldo de galinha? Algo que se compra? Só me lembro de ver caldos knorr

Laranjinha disse...

Olá,
costumo guardar o caldo de cozedura do frango e usar depois em sopas, arrozes ou outras preparações. Guardo também o caldo de cozedura das leguminosas.
Caso não tenha caldo, poderá usar água. Ou água e um cubo de caldo de compra.

Laranjinha disse...

Olá Ryk@rdo,
obrigada.