quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Molho de tomate com manjericão e um prato de massa


O ano passado por esta altura andava numa viagem por Itália, com início em Roma e que terminou num passeio pelo Lago Como, perto de Milão. Uma das coisas que os italianos valorizam para além da pasta é o molho. E assim com uma variedade enorme de diferentes tipos de massa, fazem pratos cheios de sabor, com molho de tomate e queijo que nos deixam a sonhar por mais. E foi com um misto de saudosismo que decidi nesta semana dedicada ao tomate fazer um prato a lembrar as férias de Verão do ano passado.

Molho de tomate com manjericão

Ingredientes:
2Kg de tomate
1 cebola grande
2 dentes de alho
1dl de azeite
1 folha de louro
2 talos de aipo
1 cenoura
20 folhas de manjericão
sal e pimenta preta de moinho q.b.


1. Escaldar o tomate e limpá-lo de peles e sementes. Picar a polpa.

2. Num tacho, refogar em azeite a cebola cortada em meias luas e o alho esborrachado e depois picado, até a cebola quebrar, mexendo de vez em quando.

3. Acrescentar o tomate, o louro, os talos aipo de aipo cortados em quatro, a cenoura cortada em quatro e as folhas de manjericão. Temperar com sal e pimenta a gosto. Deixar cozinhar até a cenoura estar cozida.

4. Retirar a cenoura, o louro e o aipo. Triturar a mistura com um passe-vite.

5. Levar o molho novamente ao lume brando e deixar apurar durante 20 minutos.

6. Colocar num frasco esterilizado com capacidade de 750ml e guardar no frigorífico.


Depois de ter o molho feito faz-se um prato de pasta em menos de 10 minutos. Para isso basta cozer a massa, usei 250g de spaghettoni fresco que cozeu em 8 minutos em água a ferver temperada com sal. Depois aqueci várias colheradas de molho de tomate a que juntei uma mão cheia de folhas frescas de manjericão. Coloquei o molho por cima da massa, envolvi. Por fim, polvilhei com queijo Grana Padano ralado e foi comer até não haver nada. Tão bom! Num bom prato de massa, o molho faz toda a diferença.


Cá em casa, o molho de tomate consome-se em três ou quatro pratos de massa. Por isso, acabo por não o guardar em pequenos recipientes com mais ou menos uma dose para dois e congelar.

13 comentários :

Annie disse...

Tive a sorte de conviver muitos anos com uma familia napolitana e aprendi a fazer o molho de tomate - o tal "sugo" como os italianos o chamam. Todas as semanas a mamã Napoli fazia uma panelada de molho de tomate e dizia-me que a essência é deixar cozinhar muito muito tempo...Este seu prato faz-me lembrar bons momentos...

Joana disse...

Há 3 anos o meu irmão esteve de Erasmus em Milão!!!Como é óbvio foram várias as visitas e passeios! O que dizes é bem verdade... valorizam imenso o molho! Acho que o segredo dos pratos de massa deliciosos está mesmo ai :)
O teu prato fez-me voltar àqueles lados :) Obrigada pela viagem!
Um beijinho

Diana disse...

Olá!!

Um prato de massa é sempre uma alegria!!Colorido, suculento...!!Gostei da dica do molho!!Os tomatinhos das fotos estão uma pintura!! Bjs, Dy.

Ondina Maria disse...

E este molho de tomate também serve para as pizzas. Na pizza nunca coloco polpa de tomate, coloco sempre um molho de tomate e manjericão - a pizza fica logo com outro sabor, é incomparavelmente melhor :)

Fê Dayrell disse...

ESte molho de tomate ficou simplesmente divino, estou levando comigo.
bjo

Cininha disse...

Olá laranjinha, obrigado pelo coment na sopa de pepino, mas eu não estou no sapo, em tempos importei o blog para lá e ia fazendo atualizações a partir do blogspot, mas os senhores do sapo não gostaram e desarranjaram-me tudo,pelo que desisti do sapo e fiquei mesmo pelo blogspot se quiser dar uma olhada :-))http://artes-viagens-sabores.blogspot.pt/
Obrigado

Unknown disse...

Está com um aspecto maravilhoso!

Jota disse...

Tal e qual as verdadeiras pastas italinas, que delicia!!
Esta vou levar, para experimentar.
Um regalo para a vista e com certeza para a boca. ;)
Beijinhos

Sabores em palavras (Beatriz) disse...

Olá Laranjinha!

Gostei muito! Manjericão, tomate e massa agradam-me muito!

Beijinhos!

Salpicos Doces disse...

Um prato com massa é sempre muito apreciado aqui por casa, mas esse molho ficou a piscar-me o olho :)
Vou trazer .
Beijinho doce :)

Vanderleia disse...

olá, manjericão com tomates fresco é uma combinação mais que perfeita.
Adorei.Beijos e tudo de bom.

Maria disse...

Já tenho uma quantidade deste molho no congelador, adoro e além disso é excelente para preparar num repente massas, arrozes e outras comidas. Além de que aproveitamos para gastar tomates, aipo, cenouras e basílico que estão a 'sair pela terra fora' :))

Carolina disse...

Da italiana e napoletana vi dico grazie!!! Amo il vostro Portogallo e la vostra buona cucina!!! Beijos! Carolina