sábado, 29 de novembro de 2008

Três dias em viagem ...

Esta semana andei três dias em viagem. Parti, com uns colegas e uma grande comitiva, na segunda-feira em direcção ao Fundão onde, por sugestão da minha amiga Ana Assis, fomos almoçar ao restaurante Hermínia.

O restaurante tem uma decoração agradável e a comida é maravilhosa. Feita com produtos frescos e tratada com cuidado. No menu apresenta pratos da região, que é o que procuro comer sempre que viajo.

Começámos com umas entradas que envolveram uma salada de polvo, míscaros, melão com presunto, queijos e legumes fritos envolvidos em polme de ovo e farinha. A acompanhar um cestinho de pão de centeio.


O prato principal dividi-o com a Ana, e acabámos por experimentar dois pratos diferentes. Eu escolhi migas de bacalhau com nabiças e, ela, bifes de veado marinados em vinho tinto. Palavras para quê! Estava tudo muito bom.

Nas sobremesas procurámos fazer um "pijaminha" e dividimos a sobremesa de cada um pelos quatro. Eu escolhi um doce de cenoura que nunca tinha provado e é delicioso. O doce tem duas camadas e na base a cenoura está cortada em tirinhas finas. A Ana escolheu as famosas Papas de Carolo, o Luís a Tigelada e a Susana um doce de amêndoa.

Do Fundão partimos para a Covilhã onde passámos a tarde. Ao final do dia seguimos para as Penhas da Saúde , onde ficámos alojados.

No segundo dia, da parte da manhã, passeámos pela Serra. Fazia um tempo áspero, frio, que nos mordia a cara e o corpo. Depois do almoço subimos até à Torre, o ponto mais alto da Serra da Estrela e de Portugal continental. A subida para a Torre é uma outra viagem. À medida que vamos subindo, numa inclinação ou logo a seguir a uma curva, as encostas da Serra vão-se desenhando e revelando sem pudor a sua imponência através de uma vista magnífica. Olhamos para as ravinas despidas de arvoredo e sentimos um misto de admiração e de pequenez perante a força inquestionável da natureza. Quase a chegar à Torre a neve mostrou o seu encanto e encontrámos uma paisagem salpicada de branco. Lindo.

Aqui visitámos as lojas do pequeno centro comercial ali instalado. As lojas têm vários produtos da região. Começando no famoso Queijo da Serra da Estrela, passando pelos presuntos, paios, chouriços, mel, pantufas, gorros de lã, pão, licores, acabando nas pequenas lembranças alusivas à região, entre muitas outras coisas. Depois de várias provas de queijos e enchidos lá me decidi e, trouxe queijo da serra e pão de milho.




As pantufas da Serra da Estrela.

Nessa terça-feira ainda conheci a Dona Natália, responsável por uma loja e café nas Penhas da Saúde. Da sua loja trouxe bagas de zimbro e um licor Serrano, feito com zimbro. As bagas de zimbro podem ser usadas em marinadas de carne, para fazer chá, entre outros usos.

Neste segundo dia ainda houve tempo para uns petiscos. Sentámo-nos à volta da lareira e fomos petiscando diferentes tipos de chouriços assados e presunto, com pão de centeio e broa de milho. Alguns deles verdadeiramente caseiros.

Na quarta-feira e último dia de viagem, partimos das Penhas da Saúde em direcção a Seia. Fomos visitar o Museu do Pão. Aqui fizemos uma viagem desde o cultivo, passando pela moagem dos cereais até ao fabrico e distribuição do pão.

O Museu tem um café com uma vista mangífica sobre Seia e um espaço biblioteca onde se podem consultar livros alusivos ao tema. Para além destes espaços, o Museu também possui um restaurante.

O Museu tem uma mercearia à antiga portuguesa onde se podem adquirir os diferentes tipos de pão fabricados pelo museu, entre outros produtos da região.

O restaurante escolhido para o almoço foi o restaurante Camelo, que já conhecia de uma outra viagem. Aqui a escolha recaiu no Bacalhau com broa. Para sobremesa, aceitei a sugestão do senhor Jorge Camelo, filho dos fundadores do hotel e ainda hoje responsável pela sala de refeições que tem o seu nome, arroz doce com uma camada de leite creme por cima. O leite creme foi ligeiramente queimado. Uma delícia. E eu que nem sou grande apreciadora de arroz doce.

Depois do almoço em conversa com o senhor Jorge Camelo descobri que a invenção do famoso requeijão fresco com doce de abóbora salpicado com amêndoa triturada foi invenção da sua mãe, a D. Rosalina Camelo e é hoje uma sobremesa conhecida em todo o país. Para além disso, descobrimos que o Bacalhau com Broa à Camelo, que escolhemos para o nosso almoço, foi uma criação do nosso anfitrião. Magnífico. Fiquei encantada com esta conversa, com a energia, a sabedoria e a humildade deste grande senhor. No final, ficou a promessa que na minha próxima visita seria contemplada com a receita deste famoso bacalhau.

E deste modo terminou uma viagem que não se queria gastronómica, mas que inevitavelmente se tornou.

Restaurantes:

- Restaurante Hermínia
Avenida da Liberdade
Fundão
Tel. 275 752 537

- Restaurante Camelo (Hotel Eurosol Seia-Camelo)
Av. 1º de Maio, 16
Seia
Tel. 238 310 100


8 comentários :

ameixa seca disse...

Eu fico sempre maravilhada com os queijos :)
E o resto tambem, mas os queijos... hummm!

Karla disse...

Que bela viagem...comidinhas maravilhosas :)

beijinhos

anna disse...

Andei por aqui nas férias deste Verão... É que prof. só tem férias em Agosto.
Obrigada por me trazeres lembranças tão boas!
Beijinhos.

Noz Moscada disse...

ola laranja com canela. é uma boa mistura, obrigada pela visita, a comida tem mt bom aspecto embora seja vegetariana esse paão e esse queij são uma autentica tentação.....
Canela e limão tb é uma optima mistura,,,,,,
adoro odores e sabores...e gosto muito de cozinhar e comer e de quem coma.......
Sim a geleia tem um perfume maravilhoso....
beijinhos até breve
olides

lurdeskida disse...

Bom Dia!!!
<>=<>   O    ♡
    ♡    (=“;“
♡        (..)♥(..)     O
  O       (,,,(
▄▃▄▃▄▂▄▂▇███▇▃▄▃- ▃▄▃▄▃

Que seu dia seja repleto
  De muita paz, amor, luz,
   Sabedoria e de muita harmonia.
    Que os anjos lhe acompanhe sempre!
           

.*★ *. *..*.★.*★ *. *..*.★.*★ - - - *. *..*.★

╱◥◣ ╱◥█◣
︱田︱田︱︱田︱田︱ ★.★ * ★..
.*★ *. *..*.★ * ★..
.*★  *. *   Abra a janela do seu...
    coração e deixe entrar por ela tudo
   ♥..♥o que existe de mais lindo
♥..♥ como...
    ♥..♥ AMOR
    ♥..♥
       ♥..♥ PAZ
       ♥..♥
    ♥..♥
♥..♥
  ♥..♥ AMIZADE
   ♥..♥   enfim tudo que venha tornar
   vc extremamente feliz!!!!
Pois Deus te deu a vida e sua vida
tem que ser vivida sempre com toda...
♥..♥
  ♥..♥ FELICIDADE.
Tudo muito lindo ...o ano passado por esta altura andava eu por ai com o meu filhote e marido,Adorámos tudo e o meu filho adorou o pão de chocolate do museu do pão em seia.

_+*Ælitis*+_ disse...

Digo e repito: em Portugal come-se bem, que tentação!

Beijo meu ♥,

A Elite

Fer Guimaraes Rosa disse...

Isabel, que viagem bacana, com tantas coisas gostosas e interessantes, muitas paisagens lindas. agora esse Museu do Pao seria minha parada obrigatoria, ja que pao eh a minha loucura! hmm. Um beijo pra voce,

Unknown disse...

Sou brasileira e estive nestes lugares em novembro, pelo dia 12, eu tive a grata surpresa de ver um dos espetáculos mais lindos que é o outono desta região, concluo que as cores e os sabores de Portugal são maravilhosos. Devo chamar a atenção para o Cão Serra da Estrela, um belo exemplar, uma raça muito meiga, exclusiva da Serra. Beijo grande a todos.
Anna