sábado, 11 de setembro de 2010

Reencontro com amigos

Todos os anos no dia um de Janeiro costumo elaborar uma lista de coisas que gostaria de fazer nesse ano. Um dos tópicos que tenho colocado é visitar amigos queridos que já não vejo há algum tempo. Amigos que pelas circunstâncias da vida acabamos por não conviver como gostaríamos.

No passado mês de Agosto fui visitar um casal de amigos, a São e o Nuno que já não via há aproximadamente seis anos. A última vez que os visitei foi em Castro Verde, quando o seu filho nasceu. Agora voltei a visitá-los na sua casa na Chamusca e já com o Nuno Júnior bem crescido. A São é uma amiga de quem só guardo boas recordações, muito alegre e conversadora. Dividi casa com ela nos nossos tempos de faculdade. Foram anos muito bem dispostos e cheios de estórias para contar. Ainda me lembro de algumas tardes de Inverno que passávamos na conversa. Como fazia frio, ligávamos um aquecedor a gás que tínhamos e ali ficávamos. Ora conversávamos, ora tentávamos jogar GP3 (mas sem grande sucesso!), Tetris, Bubble Bobble, etc. Numa das vezes colocámos o aquecedor muito perto de uma das portas, quando reparámos, a porta aqueceu tanto que já estava ligeiramente castanha! Uma outra vez, o Ricardo questionou-se sobre quem é que teríamos lá em casa pois, contou-nos ele mais tarde, só ouvia risos e muita conversa. Quem seriam os convidados? Para sua surpresa, éramos apenas nós as duas! :) Muitos também foram os almoços e jantares feitos naqueles anos. Uma dos convidados habituais lá de casa, era um outro colega, o Custódio David, que a São também convidou para este encontro.

Desta vez, antes de nos sentarmos à mesa começámos por petiscar um queijo da Murta, paiola alentejana e vinho Moscatel.

A São para o almoço fez um bacalhau com maionese que estava muito saboroso. Num tabuleiro colocou uma boa camada de cebola cortada às rodelas. Em cima, dispôs as postas de bacalhau barradas com maionese. Regou com um bom fio de azeite e levou ao forno. Serviu o bacalhau com puré de batata e uma salada de alface.

Para sobremesa brindou-nos com uma mousse de chocolate.

Depois de almoçar e de algumas garrafas de vinho verde, foi difícil sair da mesa e até acompanhar o ritmo do pessoal da Chamusca no que toca à bebida. ;) A vontade de conversar era desenfreada, queríamos saber coisas uns dos outros e de outros colegas que nos acompanharam nos tempos da faculdade. Nesse dia, acabámos por marcar um outro encontro.

Na semana seguinte, encontrámo-nos em Óbidos, que já visitei este ano, depois de um café numa esplanada à entrada da vila e de decidirmos ir visitar o jardim Buddha Eden, achámos que para passear o melhor era carregar as baterias, por isso e por sugestão do David, resolvemos ir até Nadrupe e almoçar no restaurante Aldeia Velha. Achei imensa piada ao nome Nadrupe, nunca tinha ouvido falar e inicialmente nem sabia dizer muito bem. Pelo caminho encontrámos outras localidades com nomes muito engraçados como Papagovas.

O almoço no restaurante Aldeia Velha foi muito agradável. Todos escolhemos polvo à lagareiro e estava delicioso. O polvo estava tenro e as batatas bem assadas. Foi uma boa escolha.

Depois do almoço fomos passear até ao jardim Buddha Eden, na Quinta dos Loridos, perto do Bombarral. O dia estava muito quente e começámos o nosso percurso procurando as sombras. O jardim está ainda em construção, mas encontramos espaços muito interessantes. Gostei particularmente do lago e das estátuas de terracota. A nossa visita terminou na loja de vinhos da quinta, onde trouxemos algumas garrafas de vinhos ali produzidos.

Terminámos este nosso encontro numa esplanada na praia da Consolação a comer tremoços e a beber imperial. Na despedida ficou a promessa de não estarmos tantos anos sem nos encontrar.

2 comentários :

Unknown disse...

Lindo post. É tão bom reencontrar amigos.

Bjs

Filipa disse...

Esse tópico também está sempre na minha lista de Ano Novo! É tão bom ter amigos! Eu também tenho umas visitas de faculdade pendentes.....acho que vou resolvê-las da mesma maneira :)