quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Tortilhas mexicanas

No Verão costumo dar uma boa arrumação na despensa. A minha despensa é uma pequena divisão e nas paredes, a toda a volta, está cheia de prateleiras. A minha cunhada Cristina uma das coisas que gosta de fazer quando vem cá a casa é ir à despensa, a desculpa que me dá é ver se eu tenho coisas novas, mas acaba por me falar sempre do cheiro da despensa. Um cheiro que mistura o aroma das especiarias, dos chás, das farinhas, dos chocolates que existem sempre por ali abertos, prontos a que se tire um quadradinho, entre outros produtos. Na arrumação da despensa procuro identificar, essencialmente, produtos que possam estar em fim de validade. Desagrada-me encontrar produtos em que o prazo de validade já passou há algum tempo. O sentimento que tenho na altura é de desperdício e que estive desatenta. Às vezes compro produtos, faço uma ou duas receitas e acabam por ficar esquecidos. Alguns produtos até sei que os tenho, mas por alguma razão vou sempre adiando o seu uso. Acho que isto acontece a toda a gente, não é?

Nesta última arrumação, uma das coisas que identifiquei que tinha que usar foi uma embalagem de tortilhas mexicanas. Um destes dias cheguei a casa com alguma pressa para jantar e resolvi dar uso à embalagem de tortilhas. Sem receita e com os ingredientes disponíveis, lá dei asas à imaginação e preparei uma refeição que ficou muito agradável, pois não sobrou nada. ;)

Coloquei ao lume uma frigideira com uma cebola picada e um bom fio de azeite. Deixei refogar um pouco. Adicionei um pimento verde picadinho e deixei refogar mais um bocadinho. De seguida juntei dois tomates grandes e bem maduros, a que previamente tirei a pele e as sementes. Mexi e deixei cozinhar o tomate um pouco. Juntei uma mão cheia de azeitonas pretas às rodelas, uma embalagem de mexilhões em escabeche, previamente escorrida, três courgettes baby cortadas às rodelitas, piripiri, sal, uma pitada de pimenta caiena e queijo feta aos cubos. Mexi, deixar estar mais um minuto ou dois ao lume e depois servi.

As tortilhas foram feitas seguindo as indicações da embalagem. Para um jantar que se quis rápido, até resultou numa refeição muito agradável. As coisas boas e apetitosas nem sempre têm que ser complicadas, não é?

11 comentários :

Especialmente Gaspas disse...

Deve ser uma delicia :)

Tuquinha disse...

vou ser honesta: nunca comi tortilhas.No entanto, depois de olhar para esta foto maravilhosa, fico com alguma vontade de experimentar...
Um grande beijinho

Anónimo disse...

Adoro tortilhas mexicanas e tenho sempre um pacote no frigorífico. São óptimas para quando não tenho tempo ou imaginação. Faço uma quesadilla e uma salada e tenho o meu almoço solitário pronto em 5 minutos :)

Marcas Avant-Garde disse...

Impossível não ficar com água na boca... desde que visitei o México que me apaixonei por tudo naquele país da América Latina... a cultura, o clima, a gastronomia e, sobretudo, a simpatia das pessoas :)))
P.S: Não há nada melhor do que comer tortilha improvisadas... são as que sabem melhor!

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Assim que vi no FB vim a correr a ver se tinhas feito a massa. É que eu ando à procura de uma receita, mas fiquei satisfeita na mesma, pois o recheio tem óptimo aspecto :)

Rita disse...

Nunca comi tortilhas.. Que pecado!

Beijinhos*

ameixa seca disse...

Já tenho alguns fora de prazo mas vou usando porque as coisas não se autodestroem de um dia para o outro :) Tortilhas nunca comi mas parecem-me muito bem!

Ladyhari disse...

Essa tua cunhada tem cheiro para a coisa!
Outra sugestão para tortilhas: aquecer numa frigideira uma tortilha, adicionar restos de queijo. Tapar com outra tortilha. Deixar os queijos derreterem... done.
Bjs

Miguel disse...

Pois é, às vezes as melhores receitas são mesmo de coisas nada complicadas.
Já tenho saudades de comer qualquer coisa arraçada de mexicano.
Sugestão a reter.

Filipa disse...

Eu também opto por tortilhas quando tenho pressa e pouca coisa em casa! São muito versáteis e, até há muito pouco tempo, eram completamente substimadas por mim! Agora converteram-se num novo favorito de 3 tempos! Esta tua sugestão é muito boa...imagino que seja deliciosa! Beijinhos e obrigada pela visita :)

Cozinha Sil Morelli disse...

Realmente, tortillas são uma mão na roda, ainda mais aqui em São Paulo onde vivemos sempre na correria. eu sempre Faço Wrap em casa, compro as tortillas na Villa Buena (www.villabuena.com.br), tem de diferentes cores e tamanhos, huuummmm
Bjos, Sil