terça-feira, 26 de março de 2024

Bolo sandwich com ovo e salmão

Vamos preparar a Páscoa!

A Páscoa está, quase, a chegar. De uma maneira geral, penso que sabemos o que fazer para o almoço e para as sobremesas de Domingo de Páscoa ou, pelo menos, temos logo uma ideia. Muitos, optam pelo cabrito, pelo borrego e há, quem goste de fazer cozido à Portuguesa para a família, neste dia. As sobremesas passam pelo pão-de-ló, leite creme, doce de ovos, arroz-doce, bolo ninho e os tradicionais folares. E as entradas?

As entradas, cá em casa, costumam passar por uma tábua de queijos e enchidos, mas este ano, resolvi fazer um bolo sandwich. Bolo sandwich?

O bolo sandwich é feito com pão, em que se alternam camadas de pão com diferentes recheios. No fundo, é pão recheado como uma sandes, mas com a aparência de um bolo. Fica muito fresco e faz um brilharete, quando chega à mesa. Fica muito bonito.

O pão que usei, na receita que partilho, hoje, foi um pão regional. O mais usual para este tipo de bolos, é o pão de forma, que até já se vende aparado, sem a côdea e cortado em fatias. Este tipo de pão, deixa o bolo muito leve, torna-se fácil de cortar no final, e em termos de montagem, é só juntar e sobrepor as fatias. Optei pelo pão rústico porque queria um pão mais saboroso e queria que ficasse redondo e não rectangular, que é a forma que o outro pão permite imediatamente. Depois disto, experimentem e escolham o tipo de pão que mais vos agradar e que seja mais prático! Agora, deixo-vos a receita!

Bolo sandwich com ovo e salmão

Ingredientes para 6 pessoas:
1 pão redondo
4 ovos cozidos
1 chalota
2 a 3 colheres de sopa de maionese
1 colher de sopa de salsa picada
200 g de salmão fumado
250 g de queijo creme para barrar
¼ de pepino holandês
Sal e pimenta-preta q.b.
1 rabanete cortado em rodelas finas


1. Retirar a côdea ao pão. Cortar o pão em três fatias na horizontal. Se for necessário, aparar a fatia de cima para que fique plana. É importante que as fatias fiquem inteiras, depois ajuda na montagem do bolo.

2. Picar, finamente, 3 ovos cozidos para uma taça. Acrescentar a chalota picada, a salsa, a maionese, sal e pimenta. Mexer. Deverá ficar uma pasta.

3. Barrar a fatia base do pão com a pasta de ovo. Por cima, dispor fatias finas de pepino. Colocar a outra fatia. Barrar com queijo creme e dispor as fatias de salmão. Tapar com a restante fatia de pão. Se necessário pressionar um pouco de forma a que o recheio se una com o pão.

4. Barrar o bolo de pão com o queijo creme. Decorar com rodelas finas de pepino, folhas de salsa, o restante ovo cozido, salmão fumado e rodelas de rabanete.

5. Guardar no frigorífico, tapado, até ao momento de servir.

1 comentário :

" R y k @ r d o " disse...

Aspeto delicioso que me deixou a salivar. Cumprimentos poéticos