terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Carne de vaca guisada com tomate e tomilho

Cozinhar para a família foi desde que me lembro uma preocupação para a minha mãe e, para outras mães, obviamente. Fazia o almoço e o jantar todos os dias, de raiz. Fazia pão aos fins-de-semana e, congelava-o para termos, sempre, pão fresco durante a semana. Trabalhar ao lado de casa, dava-lhe essa possibilidade, mas vendo bem, ocupava-lhe muito tempo e andava sempre preocupada sobre o que deveria cozinhar para a família.

Hoje em dia, a vida mudou. A chamada vida moderna coloca muitas famílias a trabalhar fora de casa, deixando-lhes pouco tempo para preparar as refeições. Depois de um dia de trabalho, chegar a casa e preparar o jantar, pode ser um factor de ansiedade e de stress. Imaginem, picar cebola e alho, refogar, guisar uma carne, fazer um acompanhamento, lavar os verdes da salada, quando se chega à mesa, já se está exausta. E quando não se cozinha, muitas das vezes, acaba-se por escolher opções menos saudáveis e equilibradas. Penso que já nos aconteceu a todos.

Desde que comecei a planear e a pré-preparar as refeições da semana, que tenho a vida muito mais facilitada na cozinha. Mas, para isso, é preciso termos método. E neste método, há um conjunto de passos que temos que seguir, nomeadamente: pensar e decidir o que cozinhar, fazer a lista de compras depois de vermos o que temos no frigorífico, despensa e congelador. No dia em que fazemos as compras, devemos logo porcionar a carne ou o peixe, lavar e secar as folhas para as saladas e organizar os restantes ingredientes de modo a sabermos facilmente o que temos. Em duas ou três horas, num dia à escolha, cozinha-se o que se definiu. Depois de pronto, guarda-se no frigorífico ou, no congelador. Aconselho sempre a cozinhar mais um pouco e congelar. O congelador é um excelente aliado, por isso, há que usá-lo.

Quando cozinhamos uma carne estufada, por exemplo, demoramos o mesmo tempo seja pouca quantidade ou muita. Por isso, cozinhem logo a pensar em mais do que uma refeição. Cá em casa, faço isso, e facilita-me imenso a vida.

Um dos pratos, que faço muitas das vezes, em maior quantidade, a pensar também em congelar, é carne de vaca guisada. Deixo-vos, hoje, a receita.

Carne de vaca guisada com tomate e tomilho

Ingredientes para 6 pessoas:
1 kg de carne de vaca cortada em cubos para guisar
1 cebola
2 dentes de alho
50 ml de azeite
400 g de tomate pelado
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 ramo de tomilho
1 folha de louro
1 colher de chá paprica
2 dl de vinho branco
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Colocar a carne num tacho. Adicionar a cebola e os dentes de alho picados, o azeite, o tomate pelado picado, a polpa de tomate, o tomilho, o louro, o vinho branco, a paprica, sal e pimenta.

2. Levar ao lume o tacho tapado. Assim que ferver, baixar o lume e deixar cozinhar em lume brando durante cerca de uma hora. Se necessário rectificar os temperos.

1 comentário :

" R y k @ r d o " disse...

Aspeto delicioso. Fiquei a salivar
.
Saudações poéticas.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.