10h30 - 13h00      Conservas Portuguesas na Ementa
 
15h00 - 17h30      Doçaria Tradicional Portuguesa
Inscrições limitadas   work@sott.pt   91 700 1802 espaço WORK IT

quinta-feira, 4 de Março de 2010

Maranhos

Os maranhos são uma especialidade da cozinha portuguesa da região da Beira, que consiste em bucho recheado com carnes e arroz. Para saber mais sobre esta iguaria, aconselho a descoberta deste link, um trabalho inserido no projecto Os Gestos dos Sabores da Associação As Idades dos Sabores.

Os meus sogros trouxeram-me de Cernache de Bonjardim um maranho, que preparei segundo as indicações que lhe deram aquando da compra. Cozi o maranho em água temperada com sal e um ramo de hortelã durante pouco mais de 1 hora.

Servi cortado às fatias e a acompanhar, grelos cozidos.

8 comentários:

  1. Há quanto tempo não ouvia falara em maranhos. Provei-os uma vez, quando trabalhei em Castelo Branco, e embora não achasse uma iguaria fabulosa é um prato da nossa cozinha tradicional muito interessante e vale a pena experimentar.

    ResponderEliminar
  2. Aí está uma coisa de que gosto bastante e que já não como à imenso tempo.

    ResponderEliminar
  3. Ai já se compram assim recheados né?
    Não conhecia esta iguaria, tem muito bom aspecto. Sou fã de tudo que seja entranhas :)

    ResponderEliminar
  4. Sim, ameixinha, já vêm recheados, mas com o arroz cru.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia tal iguaria...
    Merece bem a pena um dia experimentar...
    Beijinhos e bom fim de semana...

    ResponderEliminar
  6. É incrível como existem tantas iguarias regionais das quais nunca ouvimos falar... esta é um exemplo e há outro, um bolo da terra do meu pai, que ainda ando para descobrir a receita! Ficaram com bom aspecto :) beijinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro Maranhos.
    Costumo comê-los quando vou a casa de uns amigos que moram perto da Sertã. É tão bom!

    ResponderEliminar
  8. Os Maranhos são muito apreciados na zona da minha aldeia, em Castelo Branco e arredores.Não se podem considerar um enchido porque não vão ao fumeiro, mas recheiam-se com uma mistura de vários, como pedacinhos de presunto, chouriço, carnes de cabra, hortelã picada e o arroz numa determinada proporção. Depois enchem as tripas da cabra (bem lavadas no rio)com este recheio e vão cozendo com linha. Congelam e quando precisam, é só cozer tal como tu fizeste e servir com legumes como se faz com o Cozido à Portuguesa.É bem bom! Bjs. Bombom

    ResponderEliminar