Pensar em menus para o 4 por 6 exige sempre ginástica orçamental e criatividade. De uma maneira geral procura-se fazer com ingredientes de baixo custo receitas interessantes, apelativas e que fujam ao dia-a-dia. Ora bem, seguindo esta linha de raciocínio para este 4 por 6 procurei usar batatas, um ingrediente bastante em conta, de uma forma diferente. A batata é o ingrediente servido no prato principal: Batatas recheadas com espinafres.
Para terminar a refeição voltei a pegar num outro ingrediente, a banana. A banana para além de ser bastante nutritiva, é das frutas que considero mais económicas. Para sobremesa será servido Bolo de Banana.
Para terminar a refeição voltei a pegar num outro ingrediente, a banana. A banana para além de ser bastante nutritiva, é das frutas que considero mais económicas. Para sobremesa será servido Bolo de Banana.
Batatas recheadas com Espinafres
Ingredientes:
1 kg de batatas grandes
300 g de espinafres
0,5 dl de azeite
3 dentes de alho
1 cebola picada
1 dl de natas
35 de queijo mozzarella ralado
sal
pimenta
noz moscada
1. Lavar as batatas. Embrulhar cada batata em papel de alumínio e levar ao forno (180ºC) num tabuleiro durante, aproximadamente 40 minutos.
2. Lavar e arranjar os espinafres. Cozê-los em água temperada de sal. Depois de cozidos, escorrer e picá-los.
3. Verificar a cozedura das batatas com um palito e, quando estiverem assadas retirar do papel de alumínio.
4. Com uma faca afiada, cortar uma tampa em cada uma e, com a ajuda de uma colher de chá, remover a parte de dentro, tendo o cuidado de não romper a casca. Reservar as batatas.
5. Com um garfo esmagar o interior retirado das batatas.
6. Levar o azeite ao lume com os dentes de alho e a cebola picados até a cebola ficar translúcida. De seguida adicionar os espinafres picados, a batata esmagada e as natas. Temperar com sal, pimenta e noz moscada a gosto. Envolver bem.
7. Rechear as batatas com este preparado. Polvilhar com o queijo mozzarella. Levar ao forno a gratinar cerca de 5 minutos.
Servir as batatas com salada de alface e tomate.
Bolo de Banana
A última vez que usei banana numa sobremesa foi numa tarte tatin que fiz para um menu do 4 por 6. Como resultou tão bem, acabei por colocar de lado alguns preconceitos em relação ao uso de banana em bolos. Quando vi a receita deste bolo de banana no blogue Chez Pim não tive dúvidas. A receita para a sobremesa desta participação estava escolhida.
Ingredientes:
350 g de bananas (usei duas bananas grandes)
1 ovo
1 colher de sopa de iogurte ou de natas
75 g de margarina
3 colheres de sopa de café (tipo expresso)
2 colheres sopa de rum ou de whisky
150 g de açúcar
uma pitada de sal
175 g de farinha com fermento
1. Esmagar as bananas. De seguida adicionar o ovo batido e as natas.
2. Acrescentar a margarina líquida, o café e o rum.
3. Adicionar o açúcar e o sal. Mexer.
4. Por fim, adicionar a farinha.
5. Levar ao forno em forma untada e forrada com papel vegetal.
Este bolo fica uma maravilha. Macio. Saboroso. Perfumado.
Fiz o bolo de véspera, ou seja fi-lo um dia antes de o consumir. Tenho ideia ou li em algum lado, que os bolos com banana ficam sempre melhores no dia seguinte. Não tenho a certeza, talvez não passe apenas de uma ideia que se transformou em capricho!
Vamos então às contas:
13 comentários :
Mais um belo menu!...
Bom fds.
babette
Obrigada, Babette. Bom fim-de-semana.
Bjs
não resta dúvida de que as ginásticas são mais que eficientes!
que batatinhas mais charmosas! =)
beijos!
que belo menu adorei estas batitinhas recheadas. o
bolo de banana e muito bom tambem ja fiz e e uma delicia
beijinhos e bom fim de semana
Sim senhora que belo menu :)
jinhos
http://orecantodalili.blogspot.com
Estas batatas ficaram divinas, maravilhosas. super fácil e rapido a preparar, gostei muito.
O bolo ficou com uma consistência maravilhosa. Também tenho alguma dúvida nno uso da banana nos bolos, se bem que gosto bastante dela na comida salgada e em alguns doces. Adorei o bolinho e principalmente o valor final, bem económico.
Mais uma vez, parabéns pela "ginástica"!
Está excelente!
Esse bolo encheu-me o olho!
Beijinhos.
Não como banana ao natural mas adoro-a em bolos ou sobremesas. Acho que fica muito mais encantadora :) Batatas só não as como cruas, de resto marcham sempre com todo gosto. Os espinafres também são uma paixão minha e deixaram as batatas bem bonitas :)
Tudo maravilhoso!
Adoro batatas recheadas e bolos de bananas, assim com poucos ovos. e este com o toque do café deve ficar mesmo fantástico.
Beijinhos.
Oi
Tudo o que vai espinafre,
fica muito bom e esse bolo
não precisa de fermento.
Estou tentada a fazer o bolo.
Beijos...
Lúcia.
Maria Lúcia,
no bolo usei farinha com fermento.
Beijinhos,
Olá professora Isabel Rafael! Passei por aqui para dar uma vista de olhos...Fiquei impressionado com a arte que a professora demonstra na culinária, então estas batatas recheadas com espinafres, natas e queijo... Humm! faz crescer água na boca. A professora faz um óptimo trabalho, gostei muito. Pode-se dizer que vou retirar algumas das suas receitas para experimentar aqui em casa. Muito obrigado pelas suas aulas ,como também, pela arte que aqui deixa aos olhos de todos. Bom fim de semana e que continue com este belissimo trabalho que nos deixa...
Ass. Tomás Batarda
Achei teu blog por acaso, o 'ACHADO" DO ANO. Amei as receitas. Quando vi esse bolo, não resisti e corri pra cozinha. Ficou maravilhoso, extremamente macio. Show de bola. Moro no Brasil, um beijo carinhoso.
Enviar um comentário