segunda-feira, 1 de março de 2010

Às vezes basta um simples pretexto ...

Para fazermos pizas não é preciso grandes argumentos ou discursos complicados, na grande maioria das vezes basta um simples pretexto e já estamos a combinar mais uma jantarada com amigos à volta das pizas.

Para fazerem pizas connosco, na sexta-feira, tivemos cá em casa o meu cunhado Hugo e a Cláudia. O Hugo na altura que o projecto Pizas à Quinta decorreu não estava no país e não pôde participar. Mas o que é prometido é devido, finalmente conseguimos marcar uma data e colocar este maravilhoso casalinho na cozinha, com as mãos na massa.

O Hugo optou por uma pizza sem molho de tomate. Colocou salmão fumado, tirinhas de bacon fumado, cogumelos frescos, cebola, ananás e queijo parmigiano reggiano ralado. Uma combinação que resultou muito bem. Para esta piza o Hugo escolheu o nome Simples Pretexto, nome inspirado no seu novo projecto.

Com as sobras de salmão fumado, resolvi fazer uma pequena entrada, que vi num post do blogue Three Fat Ladies e que me deixou muito curiosa, mas que nem fui consultar. Agora, ao escrever este texto é que vi que me faltaram ingredientes. Nuns palitos coloquei uma alcaparra, salmão fumado e outra alcaparra. Repeti a operação até terminar o salmão. Ficou muito agradável, especialmente para quem está familiarizado com o sabor intenso das alcaparras. Mas como é referido na receita original, ainda deve ficar bem melhor. A repetir.


A Cláudia optou por fazer uma piza, diferente da outra participação, mas com alguns ingredientes em comum, dos quais ela adora em pizas. Na base de molho de tomate, colocou atum, pimento verde cortado em cubinhos, cogumelos laminados, ananás e queijo parmigiano reggiano ralado. O nome escolhido para esta pizza foi Pangaluna, palavra usada na zona saloia e que se refere a alguém ingénuo e apaixonado, em homenagem a um projecto muito engraçado que nasceu há poucos dias, uma loja online.


Eu e o Ricardo ficámos responsáveis por uma piza. Também decidi não usar molho de tomate. Coloquei na base da massa queijo mozzarella ralado, rodelas finas de beringela, cogumelos laminados, rodelas de paio de porco preto, talo de aipo cortado, queijo mozzarella ralado, alcaparras e por fim, queijo parmigiano reggiano ralado. Antes de entrar no forno reguei com um fio de azeite.

A pizza foi servida com lâminada de queijo parmigiano reggiano 30 meses.

Acompanhámos as pizas com uma salada de alface, tomate cereja e aipo, temperada individualmente com azeite e/ou vinagre balsâmico.


Para sobremesa, servi laranja, descascada e cortada em meias rodelas, polvilhada com canela.

E assim se passou mais um encontro à volta das pizas com muito boa disposição.

9 comentários :

Cunhadinho Hugo disse...

Que "Simples Pretexto", para um excelente jantar! ;) A repetir, quem sabe numa cozinha remodelada! ;)

João Mario disse...

Nossa! Que pizzas estupendas! E que entrada saborosa... imagino um molhinho shoyu...
Parabéns!

João Mario

ameixa seca disse...

Simplesmente fantástico. Esses serões, além de saborosos devem ser super divertidos :)

Babette disse...

Adorei ver as pizzas...cada uma mais deliciosa!... E a mesa, linda: como sabes, um dos meus pontos fracos. Mesas e Ementas são a minha perdição...
babette

moranguita disse...

ando para fazer uma festa da pizza la em casa adoroooooooooo
descobri tarde as pizzas mas que sao boas la isso sao
beijinhos e boa semana

Susana Antunes disse...

É sempre bom ter a casa cheia...
Como sempre as tuas pizzas têm uma cor deliciosa...
Obrigado por partilhares esses momentos...
Beijinhos e boa semana...

Élia disse...

Olá!

Têm muito bom aspecto, devem ter ficado uma delicia!:)

jinhos

Élia

Tangerina disse...

Este post ainda me deixou com mais vontade de combinar o que já tinhamos combinado ;)

Beijinhos Grandes,
Carlota

P.S Eu vi, eu vi.... bolinhas na tua mesa :)))

Bombom disse...

Gosto imenso de "vir aqui às Pizzas"!
São sempre diferentes e muito originais!
Também fui meter o nariz no Novo Projecto e gostei bastante da ideia. É sempre tão difícil encontrar uma Empresa idónea em quem possamos confiar! Eu vou tomar nota para quando precisar.
Bjs. Bombom