Os dias de céu azul e com sol chegaram, mas por pouco tempo segundo as previsões da meteorologia. Apesar destes dias bem dispostos, acabei por ficar a maior parte do fim-de-semana em casa. No sábado à tarde, como já referi, passei pela Futurália e no domingo foi dia de descanso, sem compromissos. Nestes dias, dedico-me a algumas das coisas que gosto de fazer e que durante a semana pouco consigo, são elas a leitura e o visionamento de filmes ou séries.
Lolita de Wladimir Nabokov e Uma História Saborosa do Mundo de Kenneth F. Kiple, são os livros que ando a ler e que nestes momentos de descanso, por assim dizer, consigo avançar bastante. A tarde de domingo foi passada a assitir ao filme de animação Mary and Max. Depois de um almoço farto.
Ingredientes:
1 fatia do cachaço de vaca (aprox. 1,400 kg)
2 cenouras
2 folhas de louro
1,5 dl de azeite
3 dl de vinho branco
8 dentes de alho
sal
pimenta
70 g de banha de porco
1. Colocar a carne numa marinada feita com o vinho branco, azeite, os alhos pisados com o sal, o louro partido em bocados, as cenouras cortadas em rodelas finas, sal e pimenta.
2. Deixar repousar duas horas.
3. Colocar a banha em cima da carne e levar a assar em lume forte.
4. De vez em quando regar a carne com o molho e virá-la.
Acompanhei com batatas assadas.
A carne fica tenra, magnífica. Claro está que a qualidade da carne também conta. Esta veio de terras ribatejanas. As cenouras são essenciais.
Receita encontrada no livro Receitas Portuguesas - os pratos típicos de todas as regiões, ed. Dom Quixote de Fracisco Guedes.
2 comentários :
esta execelnet pelo aspecto nota-se bem.
ainda a dias falem com a minha mae que tinhamos de fazer um prato deste genero:-)
beijocas
isso é que é inovar!
Enviar um comentário