Próximos Workshops
Lisboa 4 de Dezembro de 2016
Domingo:
10h00 - 13h00      Doces Tradicionais de Natal
Inscrições: escola@istofaz-se.pt   218 078 640 IstoFaz-se
Lisboa 10 de Dezembro de 2016
Sábado:
10h30 - 13h30      Receitas para a Mesa de Natal
 
 
14h30 - 17h30      Presentes de Natal
Inscrições: formacao@acpp.pt   21 362 2705 ACPP

quinta-feira, 12 de março de 2015

Salada de batata-doce roxa com salmão fumado e espinafres


A felicidade é consequência do modo como vivemos. De como aproveitamos cada momento e as oportunidades que nos surgem. A felicidade é o resultado da maneira como deixamos que os outros façam parte da nossa vida. E os momentos felizes com os outros guardam-se para sempre.

O ano passado estive um fim-de-semana em Castro Marim, onde visitei uma queijaria e tive a oportunidade de ver a confecção de queijo fresco, que tanto adoro. Conheci o Andrew e o Rupert, fiquei alojada na Casa Rosada, que eles tratam e cuidam com muito carinho. Recebem hóspedes e têm um quintal cheio de plantas e ervas aromáticas, que convida a muitas refeições ao ar livre, principalmente, nestes dias de Primavera. Num dos dias, o grupo que participou nesta visita foi todo para a cozinha, depois de uma ida ao mercado, em Vila Real de Santo António, onde o peixe de olhos vivos parece acabado de sair do mar e as frutas e legumes nos relembram o sabor genuíno das coisas boas da terra.


A Casa Rosada tem uma das cozinhas mais bonitas em que tive a sorte de cozinhar. Num dos cantos, prateleiras cheias de livros de receitas olham para nós impacientes a pedirem que os abram. Todas as peças de cozinha expostas mostram sinais do tempo, revelam-nos que outrora tiveram vida. E se escutarmos bem, segredam-nos ao ouvido histórias de pessoas, de momentos, à medida que as olhamos.


Foi aqui, na preparação do jantar que descobri pela primeira vez a batata-doce roxa. Fiquei tão curiosa que pedi logo para a usar. No grupo estava também a Nicky e o Oliver do conhecido blogue Delicious Days. A Nicky escrevia na altura o seu quarto livro e deu-me uma preciosa ajuda a preparar a batata-doce. Cortámo-la às rodelas. Polvilhámos com sal, pimenta, tomilho fresco e dentes de alho esborrachados com a casca. Regámos com azeite e foram para o forno. Uma receita tão simples mas que agradou ao grupo todo, que fez questão de provar assim que chegou à mesa. Este jantar foi um convívio feliz, cheio de boas memórias que guardo de forma especial.

Numa das minhas idas às compras encontrei um destes dias batata-doce roxa e não resisti a trazê-la para a minha cozinha. A primeira receita que fiz foi a que preparámos naquele jantar no dia em que a descobri. A vida é assim, gostamos sempre de repetir as coisas que nos fizeram sentir bem, não é verdade?


Salada de batata-doce roxa com salmão fumado e espinafres

Ingredientes:
2 batatas-doces roxas
2 dentes de alho
2 hastes de tomilho
100 ml de azeite
200g de salmão fumado
1 colher de sopa de alcaparras
50 g de folhas de espinafres baby
6 nozes
1 colher de sopa de mostarda em grão à antiga
1 colher de sopa de vinagre de framboesa
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Cortar as batatas às rodelas. Temperar com dois dentes de alho espremidos, as folhas de tomilho, sal e pimenta a gosto. Regar com 50 ml azeite e mexer bem.

2. Levar ao forno, pré-aquecido a 200ºC, num tabuleiro durante aproximadamente 20 minutos.

3. Numa taça preparar o molho vinagrete, emulsionando, com a ajuda de um garfo ou vara de arames, 50 ml de azeite, o vinagre, a mostarda e um pouco de sal e pimenta a gosto.

4. Colocar os espinafres numa saladeira. Juntar o salmão, as alcaparras, as batatas assadas e as nozes picadas. Regar com o molho. Mexer e servir.


A batata-doce roxa, rica em antioxidantes, é menos doce do que a batata-doce de polpa amarela, a que estamos mais habituados.

No final do jantar, o Andrew e o Rupert, serviram um brownie de chocolate com caramelo e flor de sal que me fez voar num mar de estrelas cintilantes cheio de sabor. Quando quis repetir, já não havia! Foi sem dúvida, o melhor brownie que comi até hoje. Mas isso conto-vos num outro dia ...

9 comentários :

  1. Que belo aspeto

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aprendiz de Chef,

      obrigada. Adoro batata-doce. E esta roxa em saladas fica deliciosa.
      Um beijinho.

      Eliminar
  2. Nunca experimentei batata doce roxa, mas a combinação com o salmão fumado (que adoro), deve ser para lá de boa!

    E que deliciosa deve ter sido a experiência nessa casa linda, só de ler o texto e ver as imagens já dá para imaginar...:)*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marlene,
      a Casa Rosada é um local especial. Adorei cozinhar lá.

      Um beijinho.

      Eliminar
  3. tambem não conhecia batata doce roxa, eu que adoro batata doce de certeza que ia gostar dessa a ver se encontro, o prato tem um aspeto delicioso.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Fica uma salada colorida e deliciosa. Gostei muito da sugestão.

    Beijinhos;

    Aurea Neves

    ResponderEliminar
  5. Ola linda Isabel,o que as palavras amáveis,obrigadinho.Aguardamos sua próxima visita a Casa Rosada, quando todos nós podemos cozinhar juntos novamente
    Beijinhos Rupert e Andrew

    http://casarosada-algarve.blogspot.pt/2015/02/vegetable-crumble-food-for-thought.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rupert e Andrew,
      muito obrigada pelas vossas palavras e pelo carinho com que me receberam.
      Um grande beijinho.

      Eliminar
  6. Lindíssima esta casa e esta cozinha, concordo! É mesmo a minha cara :) Muito boa a receita, simples e cheia de sabores bons.
    Susana
    http://paparocadeliciosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar