quarta-feira, 17 de abril de 2024

Dukkah

De há uns anos a esta parte que, cá em casa, temos mudado a nossa alimentação. Não vamos para novos e começámos a sentir algumas necessidades de mudança. Sem radicalismos, sem ideias obsessivas, por isto ou, por aquilo. A nossa mudança prende-se com o intuito de fazer uma alimentação mais saudável, mais equilibrada e sem deixar de comer alguns alimentos. Ou seja, procuramos fazer conjugações mais equilibradas e que nos façam sentir bem.

Para terem uma ideia, os almoços são, de uma maneira geral, mais fartos e os jantares mais leves. Procuramos também ter sempre sopa feita para incluir, pelos menos, em uma refeição do dia e, comer a maior quantidade de plantas que conseguirmos. Nesse sentido, as saladas são uma preparação recorrente, cá em casa.

Um destes dias, fiz uma salada e decidi fazer uma mistura de sementes, frutos secos e especiarias muito usada no Médio Oriente, principalmente no Egipto, conhecida como dukkah. Pelo que sei, consome-se mergulhando primeiro o pão em azeite e, depois, na mistura de sementes.

O dukkah é um tempero muito versátil que pode ser usado em saladas, aperitivos, sopas, ovos, pratos de carne ou de peixe, nas torradas de abacate, húmus ou babaganoush. A sua composição varia de país para país. Há muitos restaurantes a incluí-la nas suas cartas. Cá em casa, estamos fãs.

Dukkah
( da revista Easyfood )

Ingredientes:
50 g de avelãs
50 g de amêndoas com a pele
4 colheres de sopa de sementes de coentros
3 colheres de sopa de sementes de sésamo
2 colheres de sopa de sementes de cominhos
1 colher de sopa de pimenta-preta em grão
1 colher de chá de sementes de funcho
½ colher de chá de hortelã seca
½ colher de chá de orégãos
1 colher de chá de sal


1. Levar uma frigideira larga e antiaderente ao lume médio. Adicionar as avelãs, as amêndoas e as sementes de coentros. Deixar tostar, mexendo, durante cerca de 3 a 4 minutos. Não deixar queimar. Se necessário baixar o lume. Assim que estiver pronto, retirar do lume e colocar numa taça.

2. Levar a mesma frigideira ao lume com as sementes de sésamo, de cominhos, os grãos de pimenta, as sementes de funcho, a hortelã e os orégãos. Deixar tostar por cerca de 3 a 4 minutos, em lume médio/baixo e ir mexendo. Não deixar queimar.

3. Colocar ambas as misturas num processador com o sal. Triturar até obter uma espécie de areia grossa.

4. Guardar num frasco hermético.

2 comentários :

Clarinha disse...

Hummm, nunca tinha ouvido falar.
Parece-me uma combinação deliciosa.

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2024/04/bacalhau-e-salmao-com-natas-saudavel.html

Anjo de Mel disse...

Uma sugestão muito interessante! Gostei! Bjinhos e bom fds!