quarta-feira, 23 de março de 2011

Apanhar espargos, a origem de um desejo


A origem do meu desejo de apanhar espargos bravos começou, acredito eu, num texto de Francisco José Viegas publicado na já extinta Grande Reportagem, na sua coluna O Cozinheiro Ideal, que partilho aqui:

«"Estou tão contente por não gostar de espargos", diz uma menina num dos contos de Lewis Carroll. "Se gostasse teria de comê-los", responde o amigo. Os espargos são uma lenda campestre e volto a eles - verdes, colhidos no campo, só em meses de chuva. Eu sei que o leitor mal tem tempo para caminhar, quanto mais ir colhê-los ao campo, embrulhado em botas e mal protegido das intempéries. Nas estradas de província, no Douro ou no Alentejo (de onde vêm os melhores), há quem os venda aos molhinhos, a cinco euros, preço médio na sua época. Juntamente com as azedas do Douro, que crescem nos muros, e as melhores saladas de Primavera exigem (e, dirá o leitor mais afectuoso, as labaças para juntar aos ovos, as beldroegas para a sopa e para a salada, o cardo para a sopa), os espargos são mais do que essa lenda e a sua utilidade; a sua existência cumpre uma mitologia desregrada e saudável, mesmo que saibamos que responde pelo nome asparagus Lenuifolius, o que não nos deve afastar do essencial que é o seu sabor.
      Vamos, pois, aos asparagus Lenuifolius. Lavem-se os espargos do molhinho, verdes e fibrosos, corte-se a parte mais rija do caule e mergulhem-se em água por cinco minutos (podem juntar-se umas gotas de vinagre durante o banho de imersão). A seguir vem o alho, de que devem picar-se três dentes, que deve estar a aquecer numa frigideira (de ferro é preferível, senhores). Juntem-se os espargos quando o alho amarelecer sem queimar, e deixe-se frigir o conjunto enquanto se batem os ovos, com sal, pimenta e mais nenhuma outra invenção - são eles que devem amaciar os espargos, daí a menos de cinco minutos, até ficarem apenas cremosos. É uma benção, desde que o pão com que são comidos seja de boa qualidade. Depois disto, qualquer espargo de lata sabe a salbutamol ou benzofluoranteno. Sabe o que é?»

As crónicas sobre gastronomia de Francisco José Viegas, na Grande Reportagem, fascinavam-me. Adorava as palavras, as receitas, o modo como nos transmitia a sua paixão pela comida. Não sei se continua a escrever sobre gastronomia em alguma publicação nacional - se souberem, avisem-me s.f.f.! - mas eu guardei cuidadosamente as suas crónicas. Com a mudança de casa tive que me desfazer da colecção de revistas da Grande Reportagem, mas as crónicas do Francisco José Viegas dos números em que ele colaborou foram resgatadas e guardadas. Ao reler novamente a crónica sobre os espargos, decidi que seria este ano, o ano em que iria ao campo apanhar espargos. E assim nasceu um desejo, que entretanto foi concretizado pela mão da Cristina Lebre, em Estremoz.


Mas da crónica do escritor Francisco José Viegas surgiu também a vontade de fazer ovos com espargos bravos que tão deliciosamente descreve. Quando visitei o mercado de Estremoz, não resisti e comprei um molho de espargos na banca do senhor Henrique.



Ingredientes:
1 molho de espargos-bravos
6 ovos
3 dentes de alho
sal e pimenta preta de moinho q.b.
manteiga
fatias de pão para servir

1. Lavar os espargos. Retirar parte do caule duro.

2. Escaldar os espargos durante cinco minutos em água a ferver.

3. Picar os dentes de alho.

4. Colocar a manteiga numa frigideira e levar ao lume. Assim que a margarina derreter adicionar os dentes de alho e deixar frigir um pouco, sem que o alho queime.

5. Adicionar os espargos cortados grosseiramente. Deixar cozinhar um pouco.

6. Bater os ovos com sal e pimenta a gosto. Juntar os ovos com os espargos na frigideira. Mexer e deixar cozinhar até os ovos estarem prontos.

7. Servir os ovos mexidos com as fatias de pão.


Uma benção! Os espargos ficam crocantes, estaladiços, proporcionando explosões de sabor. Em relação à receita original apenas substituí o azeite pela manteiga.
Eu já tinha experimentado fazer estes ovos usando um molhinho de espargos de compra e realmente não tem nada a ver. Então com espargos de lata nem se fala!

23 comentários :

Unknown disse...

Que maravilha! Adoro espargos e quem me dera ir apanhá-los.
A tua sugestão agradou-me muito, tenho que a fazer. Fiz um destes dias uma fabulosa açorda de espagos, também é divinal :)

Beijocas***

Cidália disse...

Eu adoro espargos selvagens... costumo fazer uma bela de uma omelete com eles! Também já fiz pataniscas.
Esta tua receita está estupenda.
Excelente apresentação.
Gostei muito do teu blog.
Beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

Ai Laranjinha, como fico a suspirar por esses espargos. Infelizmente por aqui não espargos bravos, por isso resta-me ficar a namorar por aqui este petisco. As crónicas do Francisco José Viegas eram uma ode ao que de mais simples e saboroso podemos encontrar nas cozinhas portuguesas (ele escreve maravilhosamente). Era leitora assídua da GR e foi com muita pena que vi a publicação chegar ao fim. Também tenho algunas recortes dessas crónicas colados no meu livros de receitas.
Beijinhos

Receitas para a Felicidade disse...

Que bom e tão apetitoso, mais um post magnifico Laranjinha, obrigado por partilhares...

Beijinhos!!

A Dona da Cozinha disse...

Que belo post!
bjs,
Paula

moranguita disse...

eu espargos frescos nunca provei mas devem ser tao bonssssssssss
beijinhos

Paladares da Isa disse...

Isso é que é uma omelete de espargos!!!!

O aspecto não engana nada ;)

Bjocas

Gisela disse...

Que delicia, espargos selvagens são os meus preferidos, então numas migas, hummmm
Essas imagens estão perfeitas, tal como a confeção
Um beijinho

ameixa seca disse...

Ele fez uma série de Tv por onde viajava e falava de gastronomia que passou há uns tempos na RTP2 (lá estou eu outra vez, mas é verdade!), e achei interessantíssimo. Nunca provei espargos, eu aqui tão perto do Douro mas sem o conhecer na totalidade :)

Marina Mott disse...

Adorei esse post! E agora também quero colher aspargos...Beijo!

Rosita Vargas disse...

qué hermosos espárragos nos muestras frescos son muy ricos y frescos son una adoraciónado y más preparado con una buena receta tuya.
Qué fotos más preciosasa nos muestras de tu bello país me quedé encantada,Brasil es mágico para mí,me quedo en tu lindo blog y seguir observando tus bellas recetas y las bellas fotos,abrazos y muchas bendiciones.

Luna disse...

Sou natural da região de Estremoz e conheço muito bem esse mercado! Estou desejosa que chegue a época dos morangos naturais para ir lá comprar e fazer muitas compotas.
Quanto aos espargos selvagens é algo muito apreciado lá por casa: omelete de espargos, mioleira de espargos ( ovos mexidos com espargos e "miolos"), feijão com espargos ou até mesmo sopa de espargos! Outra iguaria que é comida por cá nesta altura são os "tortulhos", que são uns cogumelos que estão enterrados na terra e quem conhece sabe identificar. Esses também são consumidos de várias maneiras: omoletes, grelhados, entre outras. Deves ter visto também no mercado de Estremoz, é costume venderem-se por lá.
beijinhos laranjinha!

Helena Mouta disse...

Cara Laranjinha,
Vim cá parar através da Tertúlia de Sabores, a propósito do passatempo das receitas Conta-me Como Foi. Hoje resolvi passear por este blog maravilhoso e fiquei absolutamente deliciada com a Missão em Estremoz. Imagino que tenha sido, realmente, extraordinário e confesso-me cheia de inveja!
Vi, também, a lista de desejos para 2011 e, a esse respeito, tenho duas coisas a dizer: espero que consiga, realmente, realiza-los todos (está no bom caminho) e, se lhe apetecer comer a tal francesinha no Porto, diga qualquer coisa. Teria um enorme prazer em lhe mostrar onde :-)
Parabéns pelas receitas e pelas histórias deliciosas que as acompanham.

joão - flavors and senses disse...

a refeição que nos apresenta hoje é uma constante cá em casa. mistura divina diria eu..

Laranjinha disse...

João,
cá em cada adorámos. Os espargos ficam uma delícia. Está visto que tenho que ir mais vezes ao Alentejo. :)

Helena,
muito obrigada pela visita. Espero que volte. As sugestões para a francesinha são bem-vindas. Este ano já satisfiz o meu desejo, mas conto voltar ao Porto. :)

Luna,
eu fiquei fã dos espargos bravos. Uma maravilha. Os "tortulhos" não sei se cheguei a ver. Vi um senhor com um cogumelo num prato e uma balança. Mas nem cheguei a perceber bem o que era.
Adorei as sugestões para utilizar os espargos.

Rosita,
muito obrigada pela tua visita.

Marina Mott,
apanhar espargos é mesmo uma emoção. Eu adorei. Espero que consigas apanhar também.

Ameixinha,
sabes que fiquei curiosa com as azedas do Douro, sabes o que é?

Gisela,
migas de espargos ... hummm... deve ser divino. :)

Isa,
é mesmo. E fica uma delícia.

Moranguita,
os espargos bravos acho que têm mais sabor do que os outros.

A dona da Cozinha,
Obrigada.

Paula Mariana,
muito obrigada pelo comentário e pelo incentivo.

Carla,
não conheço ninguém que actualmente faça crónicas sobre comida como o Francisco José Viegas. Eram uma delícia.

Cidália,
pataniscas de espargos! Adorei a ideia. Acho que vou experimentar.

Cenourita,
açorda de espargos também me agrada muito. Obrigada pelo comentário.

Um beijinho.

ameixa seca disse...

Assim sem pesquisar nada, se a emmória não me falha, azedas são uma espécie de enchido tipo alheira ou farinheira mas eu nunca provei :) Não sei se estou a meter a pata na poça mas vou tentar saber acerca disso.

Mycook Portugal disse...

Gostaríamos de a convidar a participar no passatempo: "Mycook - o seu segredo de Primavera", no facebook. Participe e se ganhar a sua receita constará no nosso próximo livro de receitas.

Obrigada,


Mycook Premium
O meu segredo
[Consulte as regras em: https://www.facebook.com/notes/mycook/passatempo-mycook-o-seu-segredo-de-primavera-regras/200789619940206]

Bombom disse...

Laranjinha, se eu não gostasse de Espargos, acho que ficaria a gostar só pelas fotos! Depois com esse excerto do Francisco José Viegas, foi a "cereja em cima do bolo"! Por onde andará esse grande Senhor?...
Cá em casa só eu é que aprecio, mas como o meu filho vive no Alentejo, dá para matar saudades de vez em quando! Bela postagem! Parabéns. Bjs. Bombom

Bombom disse...

Voltei só para acrescentar:
Sabes que os Espargos são um poderoso anticangerígeno?
Há quem os tome diariamente como um batido junto com sumos para curar o cancro. São uma boa ajudar para eliminar os radicais livres do sangue. Bjs. Bombom

jvcosta disse...

Gostei da "conversa". Bem comer também é bem conversar, bem gozar a vida. E, quando eu era menino, boa parte das conversas de serão de família era sobre bem comer e troca de segredos culinários, troca por vezes bem divertida de regateio aciganado.

Laranjinha disse...

Ameixinha,
obrigada. Vê se descobres esses enchidos aí pelo Norte! :)

Bombom,
eu adoro a escrita sobre comida do Francisco José Viegas, que descobri com a Grande Reportagem. Acho que faz falta mais crónicas sobre cozinha nas nossas publicações.

JVC,
obrigada pelo comentário.

marta vilao disse...

Experimente perfumá-los com umas folhinhas de poejo! ;)

vilarinho disse...

Azedas são umas folhas verdes com um sabor amargo delicioso que nascem nas paredes de pedra. Azedo é um enchido transmontano, parecido às alheiras que é cozido e depois vai ao forno a tostar.